quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EDITORIAL

Quem tem medo dizer a verdade?

São Lourenço da Mata é a cidade da copa? Porque agora a FIFA e o Governo do Estado divulgam vídeos desdizendo o que foi apregoado durante esses meses em que venderam para o cidadão de São Lourenço da Mata que seríamos a sub-sede da copa do mundo em Pernambuco? Quis se enganar a população a esse respeito? Enganou-se o poder público a esse respeito? Será que uma copa do mundo que vem passando por cima de nossas leis (meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos, vendas de bebidas alcoólicas, imposição de marcas de cervejas a serem vendidas nos estádios de futebol, entre outras coisas absurdas) conseguirá trazer todos esses dividendos ao país? Porque denominar-se de “Arena da Copa” o estádio, quando sabe-se que “arena” era o local de sacrifício dos católicos no império romano? (você sabia que a terra dos estádios ficava totalmente encharcada de sangue, de tal forma que vez por outra o imperador mandava que toda a areia fosse removida e substituída por outra e assim por diante).

Não pensem os senhores que sou contra a realização da copa do mundo no Brasil e muito menos em Pernambuco. Durante anos em frente a uma televisão que era em preto e branco, depois colorida, sonhei com uma copa do mundo em terras brasileiras. Durante anos acalentei o desejo de assistir no Brasil a esses gloriosos embates futebolísticos. Mas me pergunto hoje se temos condições financeiras de desenvolver esse projeto. Sonho de criança é uma coisa e a dura realidade do cotidiano, outra. Hoje, uma dúvida perturba meu pensamento: poderei eu ir assistir a esses jogos com ingressos previstos para custarem aproximadamente R$ 500,00 ? Estaremos nós e principalmente nós de São Lourenço da Mata servindo de inocente útil para empreendimentos que deixarão milionários um par de pessoas? E nossa cidade? O que realmente trará esse evento para a cidade de São Lourenço da Mata? Alguns dirão: Estão chegando grandes lojas para São Lourenço da Mata a exemplo das Lojas Americanas. Eu respondo aos senhores: Assim como aqui, as Lojas Americanas implantaram lojas idênticas em outras cidades distantes da nossa, a exemplo de Olinda, onde foi inaugurada uma loja que de tão similar parece uma cópia Xerox. Definitivamente Olinda não é a cidade sede da copa. Banco Itaú? Já tem em Olinda, Recife, Jaboatão, Abreu e Lima... porque não colocariam um agência aqui, independente de tudo?

Definitivamente não sou contra a copa do mundo, muito pelo contrário. O que me deixa muito preocupado é a forma enganosa como as notícias são repassadas pela imprensa local e nossas autoridades. Alguns meios de comunicação em São Lourenço da Mata até divulgaram o vídeo oficial da FIFA sobre a copa do mundo em Pernambuco, no entanto só depois que estava bastante difundido nas grandes redes sociais (Facebook entre outras). Agora o governo do Estado também coloca alguns vídeos. Porque, além do blog do magno dantas, ninguém divulgou o site oficial do governo. (http://www.copa2014.gov.br/arena/recife#).

Sou extremamente favorável a realização da copa em nosso território. Sou extremamente favorável a duplicação da BR408. Sou extremamente favorável a capacitação da população para que possam estar inseridas nos empregos que surgirão em SUAPE e nas fábricas de automóveis (entre outras indústrias) implantadas em nosso estado. No entanto sou contra a apropriação de algumas pessoas que se utilizam deste empreendimento para arregimentar dividendos políticos (como votos) e não explicita verdadeiramente o que é a copa do mundo em São Lourenço da Mata. Não se vive um mundo de fantasia e muito menos se pode brincar com o futuro de nosso município como se não houvesse um pós-copa. Depois desta euforia, o que nos restará? Uma grande ressaca, acompanhada de uma enorme dor de cabeça? Pensemos nisso, caro leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário