terça-feira, 8 de julho de 2014

SINDMETRO-PE quer reativação da via férrea que liga Recife/Carpina


Colaboração: Jornalista André Justino

Recentemente a CBTU encaminhou um trem para o estado da Paraíba percorrendo a malha ferroviária até então desativada da Mata Norte. Tal feito abriu um precedente positivo como alternativa para o deslocamento entre cidades como São Lourenço da Mata, Paudalho, Nazaré da Mata, Lagoa do Carro, Carpina e Timbaúba.

A partir de então, aliado à ONG Amigos do Trem, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco começou uma campanha pela reativação desta via férrea, também se soma nesta mobilização o Clube de Engenharia de Pernambuco. As três entidades começam essa semana a percorrer rádios da região, começando por Nazaré da Mata, dialogando com a população das cidades beneficiadas sobre a importância do fortalecimento dessa campanha e o envolvimento das pessoas, para pressionar os governos municipais, estadual e federal pela reativação e manutenção da via.  

O SINDMETRO-PE entende que a reativação desta malha ferroviária, integrando-a ao sistema metrô do Recife, significa baratear os custos com deslocamentos, seja de pessoas ou de cargas, além de dinamizar economicamente as regiões as quais passam as via férrea, promovendo a geração de empregos, renda e contribuindo para valorização cultural e turística das cidades do interior pernambucano

2 comentários:

  1. SERÁ QUE REALMENTE ISSO IRÁ ACONTECER? POIS SERIA MARAVILHOSO PODER VOLTAR A IR A FEIRA DE CARPINA DE TREM COMO FAZIA O MEU SAUDOSO PAI COMIGO NOS MEADOS DA DÉCADA DE 80.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil na questão de planejamento estratégico vive levando goleada não é de hoje.
    Negligenciamos o poder do transporte ferroviário, um país continental como o Brasil não pode depender somente do transporte rodoviário que podemos classifica-lo também como muito ruim. o transporte no Brasil em qualquer modal é muito ruim. seja rodoviário, ferroviário, cabotagem, aéreo. Quando o tema é infraestrutura o Brasil leva de goleada.

    ResponderExcluir