quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LOURENÇO DA MATA, VEREADOR LEOPOLDO.


Nossa conversa hoje é com JOSÉ LEOPOLDO AFONSO NETO, Vereador, Presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata, filho natural de São Lourenço, casado, duas filhas, católico, professor e Bacharel em Direito. Educado, atencioso e sempre disposto a ouvir.



Caro vereador, existem muitas queixas da população sobre a atual administração do prefeito Ettore Labanca, mas também não podemos deixar de observar que as prefeituras passam por situação semelhante devido a diminuição dos repasses de verbas às prefeituras.  Em sua avaliação quais os pontos mais positivos desta gestão?

Vale salientar que nunca houve um aperto tão grande nas prefeituras como agora, as queixas são normais, mas é importante ressaltar algumas conquistas dessa gestão como: Construção e reformas de Escolas, postos médicos, implantação de CRAES, CAPS, Conselhos municipais de idosos, pessoas com necessidades especiais, de combate às drogas, além de várias ruas pavimentadas e asfaltadas, aquisição de ambulâncias para diversos postos, reforma do Hospital Petronila Campos, centro de fisioterapia, entrega de computadores aos professores efetivos da rede municipal, ampliação no número de agentes de saúde e endemias, a primeira escola em tempo integral do município localizada no Parque Capibaribe, creches entre outros.

É público e notório que a continuidade da atual administração se dará com a candidatura do vice-prefeito Gino Albanez e sua possível eleição. Corre nas redes sociais, versão de que o possível candidato a vice prefeito será o senhor? Já houve conversas a respeito disso?  

Acho natural esse tipo de especulação, pois faço parte do Grupo Político do Prefeito Ettore Labanca há 18 anos, tenho uma ligação de confiança, amizade e respeito com o Prefeito, com Gino não é diferente, somos amigos  compadres e sempre trabalhei ao seu lado, estivemos juntos em muitos momentos, tantos bons como difíceis. Estou no meu terceiro mandato de Vereador, fui Assessor do então Dep. Ettore Labanca, também trabalhei no Governo do Estado quando Ettore Labanca foi Secretário do ex-Governador Eduardo Campos, sempre ao lado de Gino, por toda essa história é que acho natural especulação, não houve conversa alguma, porém tanto Ettore Labanca, quanto Gino Albanez, sabem que sempre estarei à disposição para colaborar na administração, para em prol do povo de  São Lourenço da Mata.

Fala-se muito de uma saída antecipada do atual gestor municipal de São Lourenço da Mata e a entrega definitiva da gestão ao então vice prefeito.  Existe realmente essa possibilidade?

O que eu tenho conhecimento sobre esse assunto é o que está nas redes sociais, noentanto, não sei  nada de concreto.

A proposta de se fazer uma profunda reforma política pode trazer coisas novas. O fim da reeleição em todos os níveis, o aumento de quatro para cinco anos nos novos mandatos e segundo turno para eleições proporcionais. Em seu entendimento, o que seria bom de se colocar em pauta para discussão neste assunto?

O principal seria o financiamento público de campanha, outra questão é sem dúvida o fim da reeleição, não acreedito que em todos os níveis, a coincidência das eleições também seria muito bom, não só pelos custos, mas também pelo fato de se parar tudo a cada dois anos por conta das eleições.

O senhor termina seu mandato de presidente da câmara agora  no início de 2015. Quais avanços importantes o senhor considera que aconteceram neste biênio em que esteve a frente dos trabalhos na casa Jair Pereira?

Acredito que ter colocado as despesas no site da Câmara, a transmissão pela rádio, que foi interrompida por uma questão da grade de horário da emissora, porém as conversas já estão avançadas para o retorno das transmissões a partir de 2015, a redução no número de assessores também foi importante, a Câmara não deve nenhum centavo. Inclusive minhas contas referentes ao ano de  2013 já foram julgadas e aprovadas.

O São Lourenço PREV é uma incógnita para muitos em nosso município. O senhor sabe que o nosso blog praticamente encabeçou uma solicitação de Audiência Pública sobre os gastos ainda sem os devidos esclarecimentos. Por que está acontecendo isso uma vez que foi aprovada a audiência pública por unanimidade dos vereadores de São Lourenço da Mata?

Tenho absoluta certeza que irá haver esta audiência, porém as contas do São Lourenço Prev foram aprovadas, está atualmente ocorrendo uma auditoria no São Lourenço Prev e o projeto que foi votado na Câmara foi baseado numa resolução do Ministério da Previdência. Acredito que assim que a auditoria for concluída teremos a audiência pública.

Em recente enquete do blog do magno Dantas os resultados apresentaram o esperado. Em primeiro ficou o atual vice prefeito Gino Albanez (PSB) com 45% das intenções de votos, em seguida o filho do ex-prefeito Jairo Pereira com 23% e em terceiro lugar o candidato do PSOL André Justino.  A atual gestão municipal ainda mantém em suas ações “um rosto paternalista de ser” e que vem de encontro a modelos mais modernos de administrar.Ao mesmo tempo a população de São Lourenço da Mata enxerga o possível candidato da base de Labanca como uma renovação administrativa municipal. Quais fatos relevantes o senhor destacaria para que a população ainda mantenha o desejo de manter o perfil da atual gestão municipal?

Essa questão de renovação administrativa  vai muito de encontro do que pregava o ex-Governador Eduardo Campos, a nova política não se faz necessariamente por uma pessoa que nunca exerceu um cargo público, mas sim por alguém que entenda o funcionamento da máquina pública sem ter sido protagonista e neste perfil eu não tenho a menor dúvida que Gino representa exatamente esse perfil, tem trinta anos de experiência no serviço público tendo exercido diversos cargos importantes em Brasília como Assessor do Deputado José Chaves, na Assembleia Legislativa, no Governo do Estado e principalmente em São Lourenço da Mata sendo secretário municipal em três mandatos do Prefeito Ettore Labanca e agora como vice-prefeito e em todas essas oportunidades teve um excelente desempenho, adquiriu capacidade administrativa e disposição pra dialogar com todos.

O vereador Leopoldo observa que foram positivos  os resultados finais das eleições de 2014?

Sim, acredito que não houve grandes surpresas, tenho muita esperança no Governador eleito Paulo Câmara, por toda a sua trajetória e pela ampla aliança formada para a consolidação de sua vitória, a renovação na Câmara Federal foi importante, assim como na Assembleia Legislativa, há de se registrar que pela primeira vez um Deputado da cidade foi reeleito, no caso o Deputado Vinícius Labanca.

Para finalizar:  Quem é José Leopoldo Afonso Neto por José Leopoldo Afonso Neto?

Sou filho natural de São Lourenço, o mais velho de três irmãos, casado há 13 anos pai de duas filhas, católico, sempre estudei em escola pública, tenho duas formações acadêmicas uma em Geografia e a segunda em Direito, me preparei muito pra entrar na vida pública que era meu desejo desde muito jovem, graças primeiramente a DEUS e a generosidade do povo de São Lourenço estou exercendo meu terceiro mandato de vereador, estou até final de dezembro próximo como presidente da Câmara Municipal o que me proporcionou ter assumido interinamente a prefeitura da nossa cidade. Gosto do que faço e tenho total consciência da minha responsabilidade, tento sempre o entendimentoatravés do diálogo, pois acho muito importante ouvir as pessoas.



8 comentários:

  1. esse tem tudo pra ser o vice-prefeito ideal

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei leopoldo um vereador muito informado, e agora com a experiência que adquiriu pode ser um ótimo vice

    ResponderExcluir
  3. Acredito nessa união de Gino como Prefeito e Leopoldo como vice, ambos tem experiência política, capacidade de conversar e conhecimento profundo da cidade.

    ResponderExcluir
  4. As eleições municipais ainda estão longe, porém acredito que já possível considerar a possibilidade de se ter uma chapa formada com Gino Prefeito e Leopoldo Vice, são afinados, conhecem o município e ambos tem disposição para o trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Quem vota em gino e Leopoldo e pior do que eles.

    ResponderExcluir
  6. é a chapa perfeita para são lourenço, Gino Prefeito e Leopoldo Vice

    ResponderExcluir
  7. Magno, acho esse rapaz é um bom quadro para a política da nossa cidade, tem lado, é prepado, calmo e discreto. Tive algumas oportunidade s de conversar com ele e senti nele uma sinceridade muito grande, se realmente vier acser o vice de Gino, será muito importante para a gestão.
    Antônio Marcos - Centro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Antonio Marcos. Todos os contatos que tive com Leopoldo me faz crer que você tem razão em suas afirmações. Calmo, educado, sempre mantém o tom da voz em um nível que não agride. Tem experiencia para assumir o cargo, mas conforme ele mesmo colocou... são apenas especulações... até porque ainda faltam 24 meses para a eleição.

      Excluir