sábado, 28 de novembro de 2015

MOVIMENTO DE LUTAS POPULARES HOMENAGEIA ZUMBI HOJE AS 19 HORAS NA PRAÇA DO CANHÃO.

MLP - HOMENAGEIA ZUMBI NA CONSCIÊNCIA NEGRA


Consciência negra

   O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.

   Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

   A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.
   O fim da escravidão oficial não significou a inclusão dos descendentes de negros escravizados na sociedade de forma justa, com sua dignidade e direitos garantidos, pelo contrário. Ainda hoje o movimento negro luta para superar os males causados pelo preconceito.

    No dia 20 de novembro celebramos as nossas origens e a nossa rica multiplicidade, com a certeza de que avançamos, mas também reconhecendo que a luta contra o racismo e a discriminação nos exige ainda muito esforço, muita determinação. Temos a obrigação de avançar ainda mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário