segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Os ensinamentos da ciclovia de São Lourenço.


Não imaginei que poderia aprender tanto com uma ciclovia. Na verdade sempre soube que aprendemos todos dias, mas, não imaginei tirar ensinamentos de ciclovias que não fossem relacionados à pedestres, bicicletas, fauxas e coisas do tipo. Vamos lá: 

Primeiro afirmo que sou totalmente a favor do projeto de criação de uma ciclovia e fico bastante feliz em vê-lo sendo implantado em uma cidade tão carente de pontos de lazer como a nossa. Esses tipos de projetos são sempre bem vindos mas tem algumas coisas que não ficaram claras e outras que ficaram muito claras com essa pista de bicicletas itinerante. 

Bem, em pleno período em que as mídias anunciam aos quatro cantos que estamos passando por uma crise e esses tipos de projetos cheiram a eleitoreiros. Se levarmos em conta o valor dos cones e a quantidade deles (que beiram centenas de milhares de reais) nos perguntamos: isso realmente era necessário? Era prioridade para nossa cidade? Porque em tempos de crises, com dinheiro público em baixa, em situações nas quais a própria Presidenta reduz seu próprio salário, devemos priorizar os investimentos para gastar apenas com as coisas mais importantes o dinheiro público. E esse projeto não me parece essencial para nossa cidade. Mas passemos adiante. 

Suponhamos que em tese, quem sabe, ele fosse relevante, ainda assim eu me pergunto, como durante tanto tempo (3 anos aproximadamente) a antiga administração esbravejou aos quatro cantos que São Lourenço estava quebrado, sem verba pública para fazer as obras urgentes que a população precisa e agora, do nada, em pleno período de crise, e já bem PRÓXIMO DAS ELEICÕES 2016 para PREFEITO, o PREFEITO que assume desenterra uma botija e faz jorrar dinheiro público por todo São Lourenço? Como essas obras que, passaram três anos sem serem executadas e algumas ainda no meio (como o Pereirão), agora são espalhadas pela cidade? De onde veio o dinheiro se o município estava quebrado (Como dizia a faixa na frente da prefeitura)? 

Bem essas mágicas a gente aprende com a ciclovia de São Lourenço. Mas a gente pode tirar algumas conclusões desses fatos, são elas: ou a antiga administração LABANCA era muito incompetente; ou era falta de vontade política para fazer o que a nossa cidade precisava; ou ainda era tudo um jogo político para colocar a culpa na União tirando o "seu" da reta e passar ileso pelos problemas; ou inda é a forma "são coronelista-lourensense" de fazer politica. Deixou pra fazer alguma coisa no final do mandato e conquistar a opinião pública dizendo que: "fiz" e mostro uma ou duas obras em andamento.

Bem, tirem vocês mesmos suas próprias conclusões porque eu ja tenha a minha convicção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário