quarta-feira, 4 de maio de 2016

Deputado ligado a Cunha é eleito para presidir principal comissão da Câmara

Serraglio terá como primeiro teste comandar votação de recursos do presidente da Câmara


Por 43 votos contra 7 em branco, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) foi eleito na tarde desta terça-feira (3) para presidir a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a principal da Câmara dos Deputados.

Pertencente a ala do PMDB comandada por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Serraglio terá como primeiro teste na comissão comandar a votação de recursos do presidente da Câmara que pedem a anulação de toda a tramitação de seu processo de cassação no Conselho de Ética da Casa.

Serraglio disse que manterá como relator desse caso o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que declarou à reportagem considerar que os recursos de Cunha são extemporâneos e devem ser ou rejeitados ou congelados.

Nascimento usa como argumento as regras da Câmara segundo as quais recursos desse tipo só podem ser apresentados após a decisão final do Conselho de Ética - e para questionamentos a aspectos formais do processo, não relativos ao mérito.

Cunha responde a processo de cassação no conselho desde novembro sob a acusação de ter mentido aos colegas ao negar, no início de 2015, a existência de contas suas no exterior.

O Conselho deve acrescentar à essa acusação toda a investigação contra ele no Supremo Tribunal Federal, onde o deputado responde a um processo, uma denúncia e três inquéritos em decorrência das apurações do esquema de corrupção na Petrobras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário