sábado, 28 de maio de 2016

GOVERNO PAULO CÂMARA SE POSICIONA SOBRE PROTESTOS EM SÃO LOURENÇO DA MATA

COMENTEI NA PÁGINA DE PAULO CÂMARA SOBRE O PROTESTO DOS ESTUDANTES, ONDE ELE DIVULGOU VÍDEO SOBRE O DIA DA INAUGURAÇÃO DA ETE.
TIVE ESSA RESPOSTA :
Boa noite a todos. A Secretaria Estadual de Educação esclarece que, quanto ao movimento ocorrido após a solenidade de inauguração da nova Escola Técnica Estadual de São Lourenço da Mata, nesta sexta-feira (27), já está cuidando dos pleitos feitos pelos estudantes de duas outras escolas da Rede: a Escola de Referência em Ensino Médio Conde Pereira Carneiro e a Escola Estadual Professor Agamenon Magalhães. Os estudantes estavam em dois grupos: um que já estava sendo recebido por uma equipe da Secretaria de Educação, dentro da nova ETE, e outro que, influenciado por motivações políticas locais, preferiu se dirigir diretamente ao governador enquanto o outro era atendido pelos representantes da Secretaria.

Os pleitos são pontuais da escola que eles representam: dentre eles, complementação de livros didáticos, que são distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC); complemento de fardamento escolar, ajustes no cardápio da merenda, e pedidos de melhora em uma passarela da EREM como na quadra de esportes. Os livros distribuídos pelo MEC são solicitados via sistema e chegaram para todas as escolas. Pode ocorrer de uma escola ter mais livros que outras, em algumas disciplinas e isso é possível de se resolver com remanejamento. Basta que a escola identifique os quantitativos e disciplinas. Sobre o fardamento, a Secretaria de Educação fez aquisição para 100% dos estudantes da Rede. A gestão escolar é responsável por este controle e pode solicitar às Gerências Regionais de Educação tamanhos que faltam ou devolver os que estão excedentes para ajustar suas demandas. Sobre a merenda, não há falta de alimentação, mas solicitação de ajustes no cardápio para incluir alguns itens e diversificá-lo. Sobre as quadras, o Governo toca, atualmente, o Programa Quadra Viva, que visa construir, ampliar ou colocar cobertura nas quadras das escolas. Atualmente, são 42 quadras em obras e outras 58 estão previstas para começar. O objetivo é que todas as escolas da Rede venham a ser contempladas, senão nesta fase do programa, nas próximas.
Ao final do evento de inauguração da ETE, houve um tumulto e uma reunião foi realizada, com o secretário de Educação e sua equipe com os estudantes, na sede da ETE. Todos os pedidos foram registrados e ficou agendada uma nova reunião com os estudantes, na escola de origem, no dia 7 de junho. Na ocasião, a Secretaria levará para os estudantes o status do encaminhamento das demandas deles e visitará a escola para analisar as melhorias solicitadas para as unidades e planejar as soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário