sábado, 18 de abril de 2015

PRAÇA MARCÍLIO DIAS EM OLINDA É O RETRATO DO DESCASO COM O PATRIMÔNIO PÚBLICO E HISTÓRICO DA MARIM DOS CAETÉS

Praça Marcílio Dias no bairro de Rio Doce em Olinda é o retrato do descaso que se tornou comum na cidade Olinda. Abandonada, suja e agora invadida por sem tetos, serve de habitat e de banheiro público para as pessoas que ali encontram moradia.




Localizada a beira mar de Rio Doce, a praça  fica na frente a Capela de Sant’Ana do Rio Doce, em estilo colonial e construída em 1782. É de fazer vergonha o abandono da praça, pelo poder público municipal, que serve como recepção a um patrimônio histórico com 233 anos.


Catadores de rua de Olinda, de onde retiram seu sustento, fazem ponto de parada e até de moradia na praça Marcílio Dias, onde hoje encontra-se erguido um barraco. "Estamos por aqui... De vez em quando chega por aqui o CREAS e distribui camisinhas, como "se a gente vivesse" fazendo sexo o tempo todo"  desabafou um dos moradores. 


  Por todos os lados para que se olha o lixo é parte integrada do visual, misturando-se com brinquedos totalmente deteriorados e sem manutenção.


Quando já estavamos de saída, chegou uma equipe da prefeitura de Olinda (Secretaria de Saúde), utilizado carro do governo do estado, para fazer orientações através de divulgação de panfletos sobre doenças de fácil transmissão e observar o ambiente. 

Apesar de muito educados, ao serem indagados sobre a situação daquelas pessoas que estava ali, fomos surpreendidos com outra pergunta: "Qual a sugestão de vocês?"










Um comentário:

  1. Muito boa reportagem Magno, de fato uma vergonha e ter nos perguntado o que poderiam fazer..... FALA SÉRIOOOO!!! ( Patrícia Peregrino)

    ResponderExcluir