segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SEM ÁGUA, POPULAÇÃO DE SÃO LOURENÇO DA MATA CLAMA POR SOCORRO


População de São Lourenço da Mata come o "pão que o diabo amaçou" quado o assunto é abastecimento de água potável para consumo humano. Falaremos aqui de "Penedo de cima" mas poderia ser de vários e vários bairros que encontram-se na mesma situação.


Caixa d'água da Compesa não funciona. Moradores recorrem a reservatórios / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Utilizada pelos detentores do poder há milênios como moeda de barganha junto a população mais necessitada, a água parece continuar com a mesma importância no quesito "manipulação da população".

Como oásis disputados nos desertos, a disputa pela água se tornam cada vez maiores no planeta terra, o famoso "chafariz e seu o importante "controlador da água" continuam a ter poderes ilimitados. São eles os "senhores" que ligam e desligam a água a ser distribuída entre a população mais pobre e que não é servida pela COMPESA - CIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO. Infelizmente a falta d'água ainda é a realidade da população ribeirinha de São Lourenço da Mata, como se poderá constatar no relato do morador Artur Filipe, descrito abaixo. 


"Algumas coisas foram concertadas (pela metade) . Mas, a Água da Compesa junto com o saneamento ainda não, nada pra ninguém! 

Acredito que se tivéssemos um Vereador atuante e um Prefeito que realmente pensasse no bem estar de cada um morador desta cidade em especial Penedo de Cima não teríamos que passar por esse sofrimento. Hoje Penedo está abandonado, começando desde a ponte até o cajá, ruas emburacadas, ruas as escuras, sem saneamento, sem água da Compesa na parte de cima do bairro como diz a reportagem abaixo, ruas que ainda nem são pavimentadas ainda estão no barro quando chove fica um lamaceiro só, ainda vem alguns oportunistas dizer que o prefeito é bom, deixa o homem trabalhar e que vai ser candidato a vereador para mudar essa situação, uma vez que o mesmo anda já prometendo mundos e fundos, sem saber mesmo escrever seu pseudônimo correto. Amigos aí lhe faço algumas perguntas: Somos obrigados a viver nessa situação? É esse tipo de comunidade que deixaremos para os nossos netos? Sim, porque aqueles que moram aqui desde de 1995 já tiveram filhos que estão passando pela mesma agonia. O que queremos ou pretendemos fazer com o futuro de nossa terra? A hora está chegando, vamos refletir, do jeito que está não dá para continuar. Uma andorinha só não faz verão - já diz a música. ‪#‎AcordaSãoLourenço‬‪#‎EuAcordei‬!"

Veja também:

Em meados de agosto de 2015 a prefeitura de São Lourenço da Mata lançou edital para a perfuração de 20 poços tubulares, com 60 metros e que ela denomina como sendo "de água potável".

 

Nossa dificuldade é de entender como, e  que tipo de magia será feita para garantir que todos os poços com 60 metros terão produção de água potável, podendo ser consumida pela população, sem os devidos tratamentos necessários. Mais do que isso... Se a pretensão de construção de poços é para o fornecimento de água para o atendimento das necessidades da população, porque esse poços serão feitos (se é que serão) exatamente em ano eleitoral?

Uma gestão que se estende há longos 8 anos, no limiar das trombetas finais, resolve construir poços, criar chafarizes e caixas de armazenamento. Nos parece muito esquisito, visto que para ter autorização do CPRH, exames laboratoriais, entre outros órgãos que devem ser consultados, não será possível a realização de mais essa promessa em tempo hábil, existindo sim a possibilidade de que seja feito "a toque de caixa" para fazer pano de fundo a votos a serem adquiridos. Isso resultará em problemas de saúde para a população que, ao buscar socorro em nossos hospitais... morrerão a míngua.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário