
Companhia Energética de Pernambuco foi multada em R$ 174 mil pela morte do músico e advogado Davi Santiago, de 37 anos, em junho, ao esbarrar em um fio desencapado que estava caído e exposto em uma rua da Zona Sul do Recife; segundo a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), a Celpe foi considerada responsável por duas falhas que desencadearam a morte do advogado
Pernambuco 247 - A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi multada em R$ 174 mil reais pela morte do músico e advogado Davi Santiago, de 37 anos, em junho de 2013, ao esbarrar em um fio desencapado que encontrava-se caído e exposto em uma rua da Zona Sul do Recife. Segundo a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), a Celpe foi considerada responsável por duas falhas que desencadearam a morte do advogado: a falta de cuidado com árvores próximas ao local do acidente, em função do choque dos galhos com a fiação resultar em faíscas, e o não cumprimento de um plano de manutenção das redes de baixa tensão.
A multa corresponde a 0,0058% do rendimento líquido anual da empresa, e deve ser paga ao Governo Federal. Em sua defesa, a Celpe enviou um documento para a Arpe, afirmando que realiza a manutenção das redes de energia onde ressalta investimentos de mais de R$ 1 bilhão no sistema, voltado para melhorias nas redes. O texto será analisado pela Arpe, mas a decisão ainda é cabível de recurso junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
O músico Davi Santiago foi eletrocutado em 11 de junho de 2013, ao tocar em um fio desencapado que havia caído de um poste no bairro de Boa Viagem. Pouco minutos depois, a mesma fiação exposta fez outra vítima, que foi atendida por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e sobreviveu aos ferimentos resultantes da descarga elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário