Pernambuco247 – O passado ensina o presente. É referência emocional e histórica. Olhar pra trás é aprender a seguir sempre em frente, adiante. Quem viveu os anos de chumbo da ditadura militar sabe bem o significado. E quando um livro dá voz a militantes que enfrentaram a ditadura militar, um pedaço do passado retorna para ser ainda mais compreendido no presente.
Essa é a proposta do livro Subversivos – 50 anos após o golpe, da jornalista pernambucana Joana Rozowykwiat, que será lançado no próximo sábado (15), durante a Fliporto, em Olinda. Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), resgata o passado de personagens numa busca para identificar os rumos que eles tomaram nos atuais tempos de plena democracia brasileira.
O livro é baseado e construído com nove personagens entrevistados, casos do o senador Humberto Costa (PT) e do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Eles falam e revelam os seus medos, motivações, expectativas e crenças do passado.
Contudo, também é importante como esses personagens analisam esse período histórico com a visão amadurecida de hoje. Suas memórias, aventuras e opiniões íntimas são reveladoras, assim como as contradições das esquerdas após a democratização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário