Pernambuco 247 - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Trevo, que visa combater grupos criminosos que fazem uso de empresas filantrópicas para lavar dinheiro originário de bingos, títulos de capitalização e caça-níqueis. O esquema teria movimentado cerca de R$ 1 bilhão em 13 estados brasileiros. Pernambuco é um dos principiais alvos da investigação.
No início desta manhã, agentes federais estiveram na sede da empresa Pernambuco dá Sorte, na Zona Oeste do Recife, além de realizarem buscas em quatro apartamentos da Zona Sul da capital. Em todo o país, a Polícia Federal está cumprindo 24 mandatos de prisão preventiva e 12 de prisão temporária, além de 57 mandatos de busca e apreensão. Além de Pernambuco, as investigações acontecem nos estados de Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Pará, Piauí e Minas Gerais.
De acordo com a polícia, as empresas envolvidas faziam uso de loterias estaduais que repassavam o dinheiro arrecadado para entidades filantrópicas de fachada, o que permitia o retorno do dinheiro, evidenciando a suspeita de lavagem destes recursos.
Ainda segundo as investigações, que foram iniciadas há cerca de um ano, parte do dinheiro era remetido para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) em Belo Horizonte (MG), que limpava o dinheiro e o remetia de volta asa empresas citadas no esquema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário