segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Captura de tubarão-azul causa tumulto na Praia de Maria Farinha


Tubarão foi avistado na orla da praia por volta das 9h do domingo, e morto por populares pouco depois. Banhistas saíram do mar apressadamente temendo ataque

I A captura de um tubarão provocou espanto na manhã deste domingo (28) na Praia de Maria Farinha, em Paulista, no Litoral Norte pernambucano.
    O tubarão foi avistado nadando na orla da praia, por volta das 9h, quando a maré estava baixa. O fato causou bastante tumulto, com banhistas saindo do mar apressadamente enquanto outras pessoas correram para a água para matar o animal. O tubarão acabou sendo puxado à areia através de um arpão, e, depois disso, foi morto com pauladas, chutes e pedradas.
    Reprodução/WhatsApp
    Banhistas devem denunciar ao Ibama no caso de avistarem tubarão em praias
    O animal foi identificado como sendo um tubarão-azul (Prionace glauca), espécie que não consta na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como um dos que já atacaram pessoas em praias pernambucanas. Habituado a viver em grandes profundidades, é provável que o tubarão tenha parado na orla após ficar desorientado.
    Através de nota, o Ibama reiterou que a morte do tubarão-azul em Maria Farinha foi irregular, mesmo que a espécie não conste na lista de espécies ameaçadas de extinção, já que a pesca de tubarão necessita de autorização do Ministério da Pesca, além do cumprimento de uma série de normas.
    Em caso de identificação de tubarão em uma praia, o banhista deve denunciar a localização do animal ao Ibama através do número 0800-61-8080.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário