Manifestantes são contra sanção do plano urbanístico para áreas do Centro do Recife
FolhaPE
Multidão se concentrou no bairro da Torre, em frente à residência do prefeito do Recife
Integrantes do movimento Ocupe Estelita e do grupo Direitos Urbanos caminharam em protesto por bairros da área central e da Zona Oeste do Recife na noite desta quinta-feira (7). Eles saíram da praça do Derby por volta das 18h e passaram por ruas como a José Osório e a José Bonifácio. Às 19h30, o grupo se concentrou em frente ao edifício onde mora o prefeito Geraldo Julio, no bairro da Torre. A Polícia Militar estimou que cerca de mil pessoas participaram do ato, enquanto representantes do movimento acreditam em mais de três mil mobilizados.
Úrsula Freire/Folha de Pernambuco
A manifestação teve a concentração na praça do Derby, área central do Recife, a partir das 16h. De lá, o grupo seguiu um trajeto não definido, decidido no decorrer da caminhada. O Batalhão de Choque esteve de prontidão, com cerca de 80 policiais militares a pé e motorizados, para acompanhar o protesto. O trânsito na avenida Agamenon Magalhães, nos dois sentidos, foi bloqueado, mas já foi liberado. O fluxo de carros foi interrompido de acordo com o caminho da manifestação.
Os participantes pediram a saída de Geraldo Julio, além do estabelecimento de uma mesa de negociação entre o Ocupe Estelita, a Câmara de Vereadores, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura para a anulação da votação e sanção do projeto de lei.
Os manifestantes também pediram o cumprimento da recomendação do MPPE, que havia encaminhado à presidência da Câmara um ofício informando sobre a ação civil pública que pedia a devolução do projeto para a Prefeitura. A ação foi ajuizada no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na última quinta-feira (30), mas não teve posicionamento da presidência da Casa de José Mariano.
Wilson Maranhão/Folha de Pernambuco
Na terça-feira (5), os manifestantes percorreram algumas das principais vias do Centro - como as avenidas Conde da Boa Vista e a Dantas Barreto -, complicando o trânsito nas áreas afetadas. O grupo de cerca de 500 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, seguiu para o Cais José Estelita. Com o terreno do cais ocupado pelo Batalhão de Choque, os manifestantes ocuparam o salão de eventos do Shopping RioMar, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O grupo estendeu faixas do movimento e atraiu a atenção dos consumidores. A direção do centro comercial considerou o ato pacífico e não houve conflito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário