quarta-feira, 14 de abril de 2021

EDITORIAL - 100 DIAS: JÁ CHEGAMOS A BEIRA DO CAOS, DESCULPE-ME, DO CAIS?


"NÃO SÃO AS CORES QUE INTERESSAM, 
SÃO AS AÇÕES."


      
 Não pretendo me posicionar quanto ao governo recém eleito para evitar que as pessoas pensem que estou defendendo a hecatombe de competência que foi a gestão Bruno Pereira. O não pagamento de salários (que é uma coisa hedionda) aos professores, funcionários da educação, redução salarial, redução de comissões, não pagamento de salário da saúde, pagamento de salários soberbos aos integrantes do gabinete entre outros absurdos... Me fazem não querer defende-los mais. Enquanto gestor de escola municipal meu grupo de funcionários e professores se comprometeram com a competência e o zelo a coisa pública mesmo recebendo ridículo salário e ainda que esses mesmos salários tenham sido cortados em 50%. Transformamos um "buraco pouco pedagógico contendo alunos" em uma escola de respeito e admiração.

Hoje ainda observamos a educação em círculos e aulas em declínio, através de aulas que não conseguem chegar no aluno e digo isso por experiência própria. De forma truncada, desviada de sua realidade viu-se isso em recente entrevista do prefeito Vinícius Labanca a TV local quando se reportou ao quesito aulas em São Lourenço da Mata como estando tudo dentro da normalidade. Mais uma vez elenco minha experiência no setor e afirmo: Isso não condiz com a realidade. Quem paga por isso? Os menos favorecidos, menos abastados e menos influentes.

O mesmo acontece com a saúde pública. Hospital bem pintado, mas sem médicos, enfermeiros, remédios... Um caos estabelecido e pré-anunciado. Mas também é necessário elencar que o Vice prefeito é médico e que o secretário de saúde é competente e respeitado em sua área. Então a pergunta é uma só: PORQUE NÃO FUNCIONA? Quem é o responsável por essa "pixotada"?

Em recente chuvas que caíram sobre nossa cidade e que nos chega a informação de que 70% das chuvas prevista para o mês de abril desaguaram em um único final de semana, não se viu nenhuma nota da Defesa Civil sobre o assunto... Aliás, a cidade tem algum responsável pela Defesa Civil ou é mais um cargo em aberto?

Não pretendo defender a gestão anterior porque foi omissa, desrespeitosa com o trabalhador, fraca, incompetente e com investimentos ineficazes, competências em local errado e incompetentes também. Recheada de pessoas que não saberiam chegar em Nova Tiúma, a gestão Bruno Pereira esmerou-se em dá crédito a "estrangeiros" que, de forma espalhafatosa buscaram notoriedade com bizarrices... Pobre cultura, esportes e juventude. Mas é importante também dizer que vemos isso ainda hoje. Nascer em São Lourenço da Mata não é necessariamente viver em São Lourenço da Mata. Ser de São Lourenço da Mata é estar no seu dia a dia, coisa que muitos que ai estão não vivem. Ser de São Lourenço da Mata e não comprar no comércio local, não investir no mercado local, não ter seus filhos estudando na cidade... o torna um "nascido em:"

Ainda acreditamos que a atual gestão tem condições de melhorar muito as coisas, mas já sinto que com apenas 100 dias começa-se a enxergar a beira do cais. Se no cais haverá um navio para navegar ótimo, caso contrário... Não será um cais, mas sim um abismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário