sexta-feira, 26 de agosto de 2011

E PENSAR QUE PODERIA SER PIOR...




Avaliação Regiões Nordeste e Norte foram as piores na Prova ABC





As regiões Nordeste e Norte obtiveram os piores resultados da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). O exame tem como objetivo aferir o nível de aprendizado das crianças no início da vida escolar, após os três primeiros anos de estudo. A avaliação foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de 250 escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do Brasil.

O resultado geral do País não foi positivo. A pesquisa mostrou que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em Leitura para este nível do ensino, e 42,8% em Matemática, com grande variação entre as regiões e as redes de ensino pública e privada.

Na avaliação por região, o Nordeste ficou em último na Leitura. Apenas 42,5% dos estudantes da região conseguem ler e compreender um texto. O melhor resultado foi o da região Sul, com 64,6%, seguido do Centro-Oeste (64,1%), Sudeste (62,8%) e Norte (43,6%).

Os alunos nordestinos também não alcançaram um bom resultado em Matemática. Se a média nacional já foi inferior a metade do percentual máximo (42,8%), somente um terço dos estudantes do Nordeste (32,4%) aprenderam o que era esperado em Matemática. O percentual só não foi pior do que os alunos do Norte, que correspondeu a 28,3%.

O melhor resultado foi conquistado pelos alunos das escolas do Sul do Brasil (55,7%), seguido do Centro-Oeste (50,3%) e Sudeste (47,9%)

A Prova ABC, realizada pela primeira vez no País, é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).








OPINIÃO DESTE BLOG








Quem acompanha nossa luta em prol da formação dos professores em São Lourenço da Mata deve ter ideia do quanto triste essa notícia nos deixa. Infelizmente nossas leis na educação e principalmente a Lei 9394/96 que agora passa por remodelação, tornou-se caduca tem muito tempo. Isso é reflexo do pouco compromisso de nossos dirigentes, mas também é preciso aprofundar-mos uma avaliação nas instituições de educação que mais parecem um balcão de negociatas indecentes. Sabemos avaliar, ao menos nós professores, o que é uma instituição de ensino e o que é um mercado de educação. No entanto, a falta de responsabilidade de nossos administradores públicos, quando não cumprem suas obrigações com referencia ao pagamento de salários que atendam ao menos o mínimo necessário, obrigam nossos professores a submeterem-se a essa verdadeira "orgia educacional" que se tornou o mercado da educação superior. Enfim... quem é da área sabe do que eu estou falando e quem não é também sabe.

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