Nossa luta pelo metrô para São Lourenço da Mata remonta os anos 90 quando fundamos o Movimento de Integração Comunitária e participamos do Seminário de Transportes Coletivos da Área 09. Naqueles idos estivemos juntos com outros movimentos comunitários de Camaragibe, Paudalho e Carpina.
Em São Lourenço da Mata coordenamos o Seminário, no entanto não tivemos, entretanto, o necessário apoio do então Prefeito da Cidade, Ettore Labanca, que apesar de ter cedido o espaço do Ginásio de Esportes “Pereirão” foi convidado, não compareceu nem credenciou representante para o evento. No entanto, o então Secretário de Governo, o atual governador, Eduardo Campos compareceu e participou representando o Governador Miguel Arraes. Mesmo sem o apoio municipal, o trabalho foi bastante significativo e tomou uma grande repercussão regional nos meios de comunicação.
Ao final do Seminário elaboramos um documento que foi assinado pelos participantes, apresentado ao então Governador Miguel Arraes, ao Ministério dos Transportes e ao então Vice-Presidente da República, Marco Maciel.
Talvez, a participação popular, na época, não tenha sido suficientemente vultosa para sensibilizar os mandatários do Poder Central a atender nossas reivindicações. Eles simplesmente ignoraram nosso trabalho.
Os tempos hoje são outros. Os resquícios do coronelismo e dos representantes da Ditadura Militar, que tanto influenciaram as decisões governamentais, são bem menores. A democracia está mais fortalecida e o povo mais consciente dos seus direitos, principalmente dos novos direitos sociais.
Foi acreditando dessa nova realidade que a partir de 2004 voltamos à luta. Desta vez com mais organização e comprometimento político dos deputados estaduais e federais do PDT de Pernambuco que estão integrados nas nossas lutas e nos ajudando a conduzir e defender nossos pleitos às instâncias competentes.
O anúncio da extensão do Metrô do Aeroporto à Cidade da Copa em São Lourenço sairá em poucos dias, foi concretamente, uma luta do PDT de São Lourenço da Mata.
CONCRETAMENTE???????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluir