Pedro Eugênio: partido vai investir em pelo menos 50 municípios
Dois dias após o anúncio de um racha interno provocado pela deputada estadual Teresa Leitão e pelo ex-presidente do PT, Jorge Perez, na tendência Construindo um Novo Brasil (CNB)-, o presidente da sigla em Pernambuco, Pedro Eugênio, afirmou que a dissidência não gera vulnerabilidade para 2012. Internamente, o dirigente petista disse estar trabalhando para o partido ganhar musculatura nas próximas eleições municipais e isso implica em ampliar o número de pré-candidaturas em Pernambuco e, principalmente, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Em entrevista ao Blog da Folha, Eugênio voltou a admitir que o Partido dos Trabalhadores em Pernambuco tem menos espaço do que realmente merece. "Uma força que não se expressa no número de prefeituras que temos (8)", ressaltou o petista. Apesar de o dirigente negar o assunto, existe uma pressão interna de grupos do partido insatisfeitos com o papel de 'coadjuvante' na aliança governista após o crescimento do PSB, partido do governador Eduardo Campos.
O PT estadual tem como meta lançar pelo menos 50 nomes para as prefeituras. Na RMR teria representantes não apenas no Recife (com João da Costa), mas também em Jaboatão dos Guararapes (Robson Leite), Olinda (Teresa Leitão), Cabo de santo Agostinho (Fernando Ferro), Paulista (Sérgio leite), Itamaracá (Rubinho),Camaragibe (Nadegi Queiroz), além de Igarassu,Goiana e São Lourenço da Mata. Existe um sentimento entre os petistas de que é preciso fortalecer a legenda para chegar mais forte na disputa estadual em 2014.
Na última sexta-feira, Perez e Teresa lançaram o manifesto Fortalecer o Projeto Estratégico do PT com a adesão de 113 representantes das mais diversas correntes petistas. O ex-presidente do partido chegou a dizer que a CNB (tendência comandada pelo senador Humberto Costa) estaria focada "nas vontades dos mandatos e dos gabinetes se sobrepondo ao debate coletivo". Pedro Eugênio afirmou que ainda não teve acesso ao documento dos correligionários, mas aguardaria um contato para debater o assunto. "Estou à disposição deles", resumiu o dirigente, destacando que não vê a atitude do grupo como uma reação a Humberto, visto hoje pelo presidente estadual como "a liderança mais forte e importante de Pernambuco".
OPINIÃO DESTE BLOG
Evidente que existe uma grande preocupação do PT com referencia ao avanço do PSB do Governador Eduardo Campos na região metropolitana. As bases das cidades que compõem estas cidades começam a se movimentar no sentido de elegerem seus representantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário