quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reforma política divide opiniões entre partidos e tem longo caminho pela frente

“Propostas de cada partido e o andamento dos debates sobre o tema são mostradas em infográfico

Pouco antes de deixar a presidência da república, Luis Inácio Lula da Silva revelou uma de suas principais metas para os próximos anos: viabilizar a reforma política. Mesmo com toda a habilidade de negociação do ex-presidente, a distância entre a boa vontade e a concretização de uma verdadeira transformação ainda é muito grande. A multiplicidade de propostas e sistemas possíveis, além dos interesses individuais e partidários, aparecem como barreiras para um consenso, que ainda está longe de acontecer.

A Comissão Especial de Reforma Política da Câmara, criada especificamente para o tema, apresentou, no dia 17 de agosto, um relatório elaborado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS), que traz uma série de propostas de alteração no sistema político e eleitoral brasileiro, que servirão como um norte para guiar os futuros debates em torno do tema.

Na teoria, a proposta de Fontana é defendida por toda a bancada do PT e também por outros partidos de menor expressão. Caberá aos petistas dialogar e convencer as outras grandes legendas, como PMDB, PSDB e DEM, a se aglutinarem em torno de um consenso para, enfim, avançar a reforma política.

Divisões

O fato de o relator do projeto ser petista, ao lado de o presidente Lula manifestar abertamente seu desejo por uma reforma política, faz o Partido dos Trabalhadores acumular a responsabilidade de convencer o maior número de partidos a aderirem à sua proposta.

No entanto - e apesar de Fontana afirmar que o PT está todo fechado em torno do sistema proporcional misto -, uma ala de parlamentares petistas aceitaria o sistema "distritão", defendendo que tal posição lhes renderia a aliança parlamentar com o PMDB (maior defensor desta modalidade de votação) e conjunto suficiente para aprovar mudanças no atual sistema político do país.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário