terça-feira, 2 de agosto de 2011

SÓ FALTAVA ESSA AGORA...

Atirador norueguês pede par ser examinado por psiquiatra japonês

Anders Behring Breivik, o autor confesso dos atentados que mataram 77 pessoas no último dia 22 na Noruega, pediu para ser examinado por um psiquiatra japonês, segundo ele mais capacitado que um europeu para entendê-lo, informou nesta terça-feira seu advogado a um jornal norueguês.

"Meu cliente manifestou seu desejo de (ser examinado por) um especialista japonês. Este desejo gira em torno de seu conceito de honra. Ele considera que um japonês irá lhe entender melhor que um europeu", explicou Geir Lippestad ao jornal "Dagens Naeringsliv" (Diário de Negócios).

O tribunal de Oslo designou os psiquiatras noruegueses Synne Soerheim e Torgeir Husby para que determinem se Behring Breivik, que segundo seu advogado é um "demente", é penalmente responsável por seus atos.

Lippestad afirmou que Behring Breivik ainda não lhe disse se irá se negar ou não a falar com os psiquiatras noruegueses designados.

Segundo as primeiras informações conhecidas sobre a personalidade do autor confesso dos atentados, vários psiquiatras questionados pela agência France Presse estimaram provável que Behring Breivik seja considerado penalmente responsável, o que permitiria iniciar um processo judicial e condená-lo a uma pena de prisão, ao invés de interná-lo em um hospital psiquiátrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário