quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PETRONILA CAMPOS FAZ ANIVERSÁRIO DE 01 ANO (FECHADO)




DEU NO DIA 08 DE OUTUBRO DE 2010




Hospital Petronila Campos fecha para reformas e internos serão transferidos



Pelo menos 250 pessoas vão deixar de ser atendidas, diariamente, no hospital; o espaço está sem as mínimas condições sanitárias para funcionar
Da Redação do pe360graus.com

Pelo menos 250 pessoas vão deixar de ser atendidas, diariamente, no hospital municipal Petronila Campos, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A unidade vai fechar as portas a partir da próxima segunda-feira (11), por um período de seis meses para passar por reformas, uma vez que não oferece as mínimas condições sanitárias para funcionar.

Construído em 1991, o hospital já foi uma referência na saúde do município mas hoje passa por um momento crítico: logo na entrada, o piso do chão está em más condições; os pacientes esperam a vez de ser atendidos em cadeiras quebradas, sem encosto. Numa das salas, camas enferrujadas também são sinal de desleixo. Pacientes e funcionários são obrigados a ficar em salas com paredes sujas e sem conforto.

O hospital também atende crianças, mas uma das salas da pediatria, mesmo em funcionamento, apresenta sinais de mofo nas paredes. Atualmente, os atendimentos de emergência e ambulatoriais não chegam a 250 por dia; em outras épocas, esse número já passou de 500.

Um outro exemplo da situação precária em que o hospital vinha funcionando está na enfermaria. No setor, existiam 12 salas com capacidade para receber 85 pacientes. Hoje, quase todas estão vazias e apenas cinco pessoas estão internadas. Quem não receber alta até o domingo, será transferido para outra unidade de saúde indicada pela Central de Leitos do Estado.

“Já estamos em contato com elas pra fazer as transferência e não estamos aceitando mais internamentos atuais para eles não sere, transferidos depois”, informou o diretor médico do hospital, Valdésio Valença.

Desde a noite da última quinta (07), o Petronila Campos não aceita mais pacientes para internação, por conta da reforma, cujo custo está estimado em R$ 644 mil.

O diretor geral, Roberto Bezerra, vê o fechamento como a melhor solução: “chegamos a um ponto de não poder fazer mais nada paliativo. Com o risco de piorar o estado de saúde dos pacientes e até de vida”.

O secretário de Saúde de São Lourenço da Mata, Humberto Antunes, explicou o que vai acontecer com os mais de duzentos funcionários do hospital: “vamos fazer um estudo de realocação na rede municipal de saúde em outras secretarias e alguns vão tirar férias, cumprir com a programação trabalhista. Estamos trabalhando com a programação de em seis meses o hospital voltar a funcionar”.

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura fez um empréstimo com a Caixa Econômica Federal para pagar a reforma. A partir de segunda-feira, a população deve procurar atendimento na UPA de São Lourenço da Mata, que fica na Avenida Dr. Francisco Correia, 2009, bairro do Pixete.


OPINIÃO DESTE BLOG



No próximo dia 08 de outubro de 2011 o Hospital Petronila Campos fará um ano fechado para reforma. Com apenas oito meses, esse que vos fala, contruiu prédio de mais de 400 metros quadrados e com apenas um pedreiro e dois ajudantes. Se até a data de 08 de outubro de 2011 o hospital não tiver sido reinaugurado, será realizada uma solenidade de aniversários em comemoração a um ano sem funcionamento . Bolo e refrigerante para os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário