sexta-feira, 2 de março de 2012

Dilma cede à pressão de Lula para garantir alianças em SP

Dilma cede à pressão de Lula para garantir alianças em SP Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO

Presidente teria pedido o cargo de Paulo Sérgio Passos nos Transportes para acomodar o PR de volta na Esplanada; o problema é que o PMDB também está de olho na vaga

Em conversa ontem pela manhã com Paulo Sérgio Passos (Transportes), Dilma Rousseff disse claramente ao ministro que deverá precisar de seu cargo para acomodar o PR de volta na Esplanada. A presidente prometeu, ainda, realocar o técnico na pasta, provavelmente na secretaria-executiva, seu posto anterior. As informações são deVera Magalhães, da Folha.

Em São Paulo, Lula quer garantir o apoio do PR para a candidatura de Fernando Haddad. No Planalto, Dilma quer acalmar os ânimos da base aliada. Líderes de partidos da base de apoio ameaçaram fazer uma rebelião para surpreender o governo numa próxima votação importante, como a criação do fundo de pensão dos servidores públicos, vital para ajustar as contas da Previdência. PMDB, PTB, PDT e PR estão entre os aliados mais revoltados com o avanço fisiológico dos petistas paulistas no governo Dilma. Os partidos acusam o PT paulista, que já controla os 11 ministérios mais ambicionados, de “aparelhar” até o segundo e terceiro escalões.

O problema é que o PMDB também está interessado na vaga de Passos. Mendes Ribeiro iria para os Transportes, e o PR ficaria com a Agricultura. A sigla não só rechaçou a troca como ameaça desembarcar da candidatura de Henrique Alves (RN) à presidência da Câmara, se o PMDB insistir no arranjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário