sábado, 3 de março de 2012

Pernambuco: A saúde só melhorou na propaganda. Mas a culpa é dos "amigos".

Blog do Magno Dantas e Magno Martins - Na propaganda na televisão, a saúde de Pernambuco é apontada como modelo, mas na realidade ainda está longe desse falso estágio propagado pelo Governo com o dinheiro do contribuinte. Basta apenas dar uma olhadinha na pesquisa do índice de Desempenho do SUS, feita pelo Ministério da Saúde e que ganhou destaque, ontem, na mídia nacional.

Bem diferente da falsa propaganda, Pernambuco aparece na 16ª posição entre os Estados melhores avaliados, abaixo, pasmem, no Nordeste, do Piauí, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas. Pernambuco supera apenas o Ceará, o Maranhão e a Paraíba.

Mas quem depende do SUS não percebeu melhoras, porque o atendimento continua ruim, há carência de médicos, falta de remédio e de um sistema emergêncial mais eficaz.

Se Recife aparece na 10ª posição entre as capitais do País e a melhor do Nordeste, dá para concluir que o Governo concentrou os investimentos na Região Metropolitana e esqueceu o Interior.

Enquanto o governador Eduardo Campos faz um esforço extra-comum para melhoria da saúde dos pernambucanos, os prefeitos de sua base político/partidário não colaboram uma única vírgula para que se possa melhorar o atendimento (na área da saúde) da população.

Eduardo Campos contruiu os hospitais Miguel Arraes, Pelópodes Silveira e Dom Helder, além das inúmeras Unidades de Pronto Atendimento-UPAS em toda a região metropolitana. Isso por si só já seria o bastante para considerar o atual governo de "muito bom." O problema é que e
m muitas cidades, os gestores municipais aproveitaram o empenho do governo do estado para fechar suas unidades hospitalares, com o objetivo de economizar verbas municipais, e empurraram para o governador a responsabilidade pela saúde de todos.

Em São Lourenço da Mata não foi diferente. Eduardo Campos trouxe uma UPA e construiu na BR232 o Hospital Pelopidas Silveira e o prefeito Ettore Labanca, simplesmente fechou o Hospital Petronila Campos e queria transforma-lo unicamente em maternidade, deixando por conta exclusiva do Estado de Pernambuco e do governador o cuidado com a saúde dos habitante de São Lourenço da Mata.

Com o envolvimento MPF essa ação não pode ser realizada e em breve, com show pirotécnico, bandas caríssimas (ou mesmo, talvez o cantor Fábio Júnior) o hospital será reinaugurado, mas não exatamente como o prefeito gostaria que fosse, É preciso lembrar que a melhoria da saúde de todos os pernambucanos não depende apenas dos esforços individuais do governador Eduardo Campos. É preciso que os amigos sejam amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário