
Em entrevista ao NETV da TV Globo, o
senador Jarbas Vasconcelos, argumentou que a aliança histórica do PMDB
com o PSB, do governador Eduardo Campos, foi decidida por causa do
esfacelamento da oposição, que tinha quatro pré-candidatos antes da
desistência do deputado federal Raul Henry (PMDB). "A oposição não se
entendeu, não tinha unidade. A única proposta que vimos chance de mudar a
cidade foi a do PSB", explicou.
Na semana passada, o governador lançou a
candidatura do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo
Júlio. O socialista defendeu que, por causa do racha interno, o PT
perdeu as condições de liderar uma eleição e um governo. Nesta
segunda-feira (25), os peemdebistas lançaram um comunicado oficializando
apoio a Geraldo Júlio, cravando uma aliança histórica já que Jarbas e
Eduardo eram adversários históricos. Desde o ano passado, os dois
ensaiavam uma reaproximação, mas a aliança em 2012 era descartada.
A rixa se arrastava há cerca de 10 anos, quando Jarbas rompeu definitivamente com o avô de Campos, o ex-governador Miguel Arraes. Ambos eram aliados. Arraes apoiou Jarbas para prefeito do Recife em 1985. No ano seguinte, o peemedebista apoiou Arraes para o Governo do Estado. Em 1990, havia a especulação de que Jarbas sairia para governador e Arraes para senador. Entretanto, Arraes ingressou no PSB e conseguiu se eleger deputado federal. Jarbas perdeu o Governo do Estado para Joaquim Francisco. Em 1992, veio o rompimento definitivo. Arraes tentou emplacar Eduardo Campos como vice de Jarbas, que disse não. Em 2010, Jarbas e Campos se enfrentaram nas urnas e o socialista saiu como vencedor.
Jarbas está em São Paulo recuperando-se da cirurgia que precisou fazer para implantar duas pontes de safena e duas pontes mamárias. Ele recebeu alta do Hospital Sírio Libanês na sexta passada (22) e deve retornar ao Recife nesta quarta ou quinta.
A rixa se arrastava há cerca de 10 anos, quando Jarbas rompeu definitivamente com o avô de Campos, o ex-governador Miguel Arraes. Ambos eram aliados. Arraes apoiou Jarbas para prefeito do Recife em 1985. No ano seguinte, o peemedebista apoiou Arraes para o Governo do Estado. Em 1990, havia a especulação de que Jarbas sairia para governador e Arraes para senador. Entretanto, Arraes ingressou no PSB e conseguiu se eleger deputado federal. Jarbas perdeu o Governo do Estado para Joaquim Francisco. Em 1992, veio o rompimento definitivo. Arraes tentou emplacar Eduardo Campos como vice de Jarbas, que disse não. Em 2010, Jarbas e Campos se enfrentaram nas urnas e o socialista saiu como vencedor.
Jarbas está em São Paulo recuperando-se da cirurgia que precisou fazer para implantar duas pontes de safena e duas pontes mamárias. Ele recebeu alta do Hospital Sírio Libanês na sexta passada (22) e deve retornar ao Recife nesta quarta ou quinta.
OPINIÃO DESTE BLOG
No Recife, como em São Lourenço da Mata, não existem políticas de oposição que elenquem ações que possam, num possível vitória (hipoteticamnte, evidentemente), criar ambiente de mudanças nas práticas. O juntar-se as forças políticas que serão eleitas e apresentar possibilidades para as mudanças nas ações e mais inteligente. Jarbas foi inteligente e deu uma tacada de mestre para o engradecimento de Pernambuco. Lá como cá em São Lourenço da Mata é preciso ter bom senso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário