O presidente reeleito dos Estados Unidos tem
questões internas e externas mais urgentes do que as relações com os
vizinhos do sul. Além de tentar sanar os problemas econômicos do país, a
maior preocupação no exterior é o Irã. Nesta quarta-feira, a presidente
Dilma Rousseff o parabenizou pela vitória"Aproveito a oportunidade para cumprimentar o povo americano e o presidente Obama por sua eleição", disse a presidente Dilma Rosseff durante discurso na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção na manhã desta quarta-feira. E a relação entre os dois presidentes não deve ir muito além da cordialidade nos próximos quatro anos. A grande preocupação do governo americano na América Latina deve permanecer sendo a defesa da estabilidade e o crescimento econômico, o que não chega a fazer do Brasil uma prioridade.
Obama tem desafios internos e externos maiores com que lidar nos próximos anos. Antes de tudo, precisa buscar equilíbrio e avanços econômicos, além de consolidar ações na área social. O ponto de tensão no exterior deve ser o Oriente Médio. "A questão está colocada principalmente na relação dos Estados Unidos com o Irã, se Obama vai partir para esforços em busca do diálogo ou vai escolher uma política de tensão. Se a segunda opção for feita, o resultado poderá ser catastrófico", como disse o professor Antonio José Ramalho, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasíia, à Agência Brasil.
Para o cientista político Ricardo Caldas, outro professor da UnB oubido pela Agência Brasil, Obama deverá dar continuidade às políticas que implementou de 2008 a 2012 no segundo mandato. "Mas é importante ter em mente que a aprovação do Orçamento dos Estados Unidos, por exemplo, não está nas mãos do presidente e, sim, do Parlamento", destaca. "No primeiro mandato, ele esbarrou em dificuldades", disse o professor, ao recordar que o Senado tem maioria do Partido Democrata, mas a Câmara de Representantes é dominada pelo Partido Republicano, que faz oposição ao governo. A situação se manteve igual após a eleição desta terça-feira.
OPINIÃO DESTE BLOG
E ainda tem gente por ai dizendo que torceu por Obama.... Isso é uma piada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário