
Placas adesivas com a seguinte frase "Este trem foi superfaturado em uma licitação fraudulenta" estão sendo espalhadas no metrô de São Paulo; texto faz referência ao pagamento de propina por multinacionais, como Siemens e Alstom, a integrantes do governo paulista, em diferentes administrações do PSDB, para favorecimento em licitações do metrô; mensagem já tem mais de 5 mil compartilhamentos nas redes sociais
"Até estou procurando o verdadeiro autor. Queria me explicar e contar que refiz a arte para as pessoas espalharem", diz o designer gráfico André Buika, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que recriou a imagem em alta resolução. Ele ofereceu duas versões da mensagem em seu site porque "acredita na intervenção urbana como forma de protesto". O blogueiro Aldine Paiva, 36, que publicou o link para a imagem e registrou 10.000 visualizações em 24 horas, também não faz ideia de quem seja o autor original. "A ideia é que o máximo de pessoas reproduza, baixe, imprima e cole por si mesma", diz. "É bacana usar o layout do próprio metrô."
Em nota, o metrô diz que "é contra ações que causem danos ao patrimônio público, por isso já tomou as medidas necessárias para retirar os adesivos e evitar que voltem a ser colocados". E afirma que "não se trata de cercear a liberdade de expressão, mas zelar pela conservação dos trens".
Nenhum comentário:
Postar um comentário