domingo, 24 de novembro de 2013

TRANSPOSIÇÃO AUMENTA 94% EFETIVO DE TRABALHADORES

Um comentário:

  1. Veja no youtube, opinião Pernambuco, 22 de 07 de 2013
    Transposição do Rio São Francisco
    Entrevista, na ocasião 65 reunião anual da SBPC, o Prof. João Abner da UFRN e o Pesquisador da fundação Joaquim Nabuco João Suassuna.
    Para o professor João Abner e o pesquisador João suassuna, a transposição do Rio São Francisco não é a alternativa técnica mais acertada pelo governo.
    Pois o projeto da transposição do Rio São Francisco vai beneficiar 12 milhões de Nordestino a um custo de 8,2 Bilhões de Reais, outro projeto de 4,1 Bilhões de reais poderia beneficiar 30milhões de Nordestinos, o documento apresentado em 2004 pela SBPC e confirmado pelo atlas do Nordestino, foi descartado pelo governo. O professor João diz que a decisão de fazer a transposição dessa forma é meramente política e não é amparada por sustentabilidade econômica, ambiental e social.
    A transposição vai levar água de forma linear do Rio São Francisco para açudes que já tem água. O que falta não é água no Nordeste e sim adutoras para levar água dos açudes existes para a população rural do nordestino.
    A transposição tem um custo elevado no preço da água, em seis vezes o valor do preço da água em sua capitação no Rio São Francisco. Quem vai pagar a conta dessa água tão cara.
    Na opinião dos entrevistados a transposição só é justificada de forma complementar e se for para abastecimento domestico. Água levada por adutoras e não por canais para servir para o agronegócio.
    Outro ponto interessante segundo João Suassuna, nos projetos dessa monta pelo mundo as empresas fazem 1000 metros de canais em 100 dias, se temos 700 km de cais então o projeto é de 19 anos.
    Segundo os entrevistados o mais importante agora é concluir a transposição, pois não da para voltar atrás.

    ResponderExcluir