Pernambuco 247 - A produção agrícola da Região Nordeste começa a se recuperar dos efeitos da estiagem prolongada, considerada a pior dos últimos 50 anos. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra deste ano deve crescer 34,9% em relação a produção registrada no ano passado.
Segundo o estudo, a safra também deverá crescer nas regiões Norte e Centro-Oeste do País. As projeções apontam que a safra da Região Norte deverá ser 9,2% superior ao apontado em 2013. Já no Centro-Oeste o volume deverá ser 4,3% acima do registrado no exercício anterior.
Em contrapartida, a Região Sudeste terá uma safra 12,5% inferior em comparação com o ano passado. A causa para a queda na produção agrícola desta região está na estiagem que afetou São Paulo, Goiás e Paraná.
Conforme o LSPA, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no Centro Oeste foi da ordem de 81,8 milhões de toneladas. A Região Sul foi responsável por 72,8 milhões de toneladas, enquanto o Sudeste respondeu por 17,3 milhões de toneladas. Já o Nordeste e o Norte brasileiro produziram 16,1 milhões de toneladas e 5,4 milhões de toneladas, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário