sábado, 29 de novembro de 2014

Black Friday anima varejo e consumidores em shoppings e supermercados no Recife

Data confirma vocação de consumo, com movimento acima do normal nos malls

FolhaPE
Lucas Melo/Folha de Pernambuco

A Black Friday – data mais importante do comércio norte-americano – chegou com mais força no varejo recifense em 2014. Apesar de garantias e promessas de grandes descontos – chegando a 70% do valor de produtos selecionados –, parte do público consumidor ainda encara com desconfiança os benefícios do frenesi de compras nesta nesta sexta-feira (28). Já os lojistas apostaram na data em tentativa de recuperar o cenário de vendas e faturamento em um ano de economia fraca.
Na avenida Conde da Boa Vista, por volta das 9h da sexta-feira chuvosa, a movimentação era tímida e abaixo do esperado dos lojistas participantes da Black Friday. Talvez o tempo meteorológico tenha atrapalhado a ida dos consumidores ao Centro do Recife, mas a pequena quantidade de lojas participante da promoção também pode ser apontada como outro motivo. “Todo ano participamos para acompanhar a tendência, mas o movimento está como em dias normais. Apesar disso, nossa expectativa é de aumento de 20% em vendas e faturamento”, comenta o gerente da loja de informática SR+ Tecnologia, Júlio César.
Lucas Melo/Folha de Pernambuco
Perto dali, no Shopping Boa Vista, os lojistas se mostram igualmente otimistas em relação à Black Friday. “Nossa expectativa é grande. Investimos com preço, atendimento diferenciado e produtos em loja”, fala a gerente da Nagem no mall, Verônica Rodrigues. Segundo a funcionária, o fluxo maior de consumidores foi notado já na abertura da loja – mas ainda muito inibido, na opinião dela.
Já a Via Couro, que vende bolsas e sapatos femininos, quis aproveitar a data para recuperar o ritmo de vendas no ano considerado fraco pela gerente, Mônica Maria. “Quisemos aproveitar que as pessoas estão voltadas para a Black Friday e aderimos à promoção. Nem parece que já é quase dezembro, parece até que o Papai Noel esqueceu de nos visitar”, brincou. Para ela, esta sexta-feira ainda deve servir como termômetro para como vai se comportar o consumo para as festividades de fim de ano.
Lucas Melo/Folha de Pernambuco
No Shopping Recife, por volta das 11h30, o movimento era acima do normal para o horário em dia de semana – fruto de um investimento em marketing e ações de divulgação. Algumas lojas chegaram a ter que impedir a entrada de clientes para controlar melhor o fluxo; indicação razoável de que o recifense comprou a ideia da promoção nos malls. Na Planeta Brinquedos, a expectativa era também de amenizar os prejuízos acumulados no mês e até mesmo em um Dia das Crianças que não rendeu o esperado. “Quando abrimos a loja, às 8h, já havia clientes. Ao longo da manhã, a movimentação está melhor até que nos fins de semana, como se já tivesse chegado o Natal”, comenta a gerente da loja, Poliana Rodrigues.
    Karine Nicodemos foi uma das consumidoras a aproveitar a promoção. Com seu marido e filhos, a família tirou a sexta-feira para passear e procurar bons descontos em shoppings e comércio no Recife. “Queremos já procurar presentes do Papai Noel e fazer pesquisa de preços”, comenta. Antes de chegarem à Planeta Brinquedos, eles já haviam comprado roupas e visitado outros estabelecimentos.
    Supermercados
    Não foram apenas os shoppings que aproveitaram a Black Friday para aumentar o fluxo de caixa e clientes no fim do mês. Supermercados na Região Metropolitana do Recife (RMR) apostaram na data com redução em preços de produtos que iam de eletrônicos a bebidas. No Hiper Bompreço de Boa Viagem, a estratégia funcionou como um modo de atrair o consumidor para conhecer toda a loja e comprar outras mercadorias – a expectativa é de incremento de 30% nas vendas apenas nesta sexta-feira. “A data já está consolidada no calendário e o consumidor espera por ela, já servindo como um indicador do fim de ano para o comércio”, conta o gerente, Antônio Moura.
    No Extra, também no mesmo bairro, os clientes já formavam filas na noite da quinta-feira (27), antes mesmo da abertura da loja para a Black Friday. O gestor de produção Wellison Moliterno foi um dos que aproveitou o início da promoção. “Fui apenas olhar os preços no setor alimentício. Mas fiquei satisfeito com a promoção e comprei algumas coisas”, afirma. “Até então, a Black Friday não me passava muita credibilidade por conta das edições anteriores; essa foi a que mais me surpreendeu”.

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