Data confirma vocação de consumo, com movimento acima do normal nos malls
FolhaPE
Lucas Melo/Folha de Pernambuco
A Black Friday – data mais importante do comércio norte-americano – chegou com mais força no varejo recifense em 2014. Apesar de garantias e promessas de grandes descontos – chegando a 70% do valor de produtos selecionados –, parte do público consumidor ainda encara com desconfiança os benefícios do frenesi de compras nesta nesta sexta-feira (28). Já os lojistas apostaram na data em tentativa de recuperar o cenário de vendas e faturamento em um ano de economia fraca.
Na avenida Conde da Boa Vista, por volta das 9h da sexta-feira chuvosa, a movimentação era tímida e abaixo do esperado dos lojistas participantes da Black Friday. Talvez o tempo meteorológico tenha atrapalhado a ida dos consumidores ao Centro do Recife, mas a pequena quantidade de lojas participante da promoção também pode ser apontada como outro motivo. “Todo ano participamos para acompanhar a tendência, mas o movimento está como em dias normais. Apesar disso, nossa expectativa é de aumento de 20% em vendas e faturamento”, comenta o gerente da loja de informática SR+ Tecnologia, Júlio César.
Lucas Melo/Folha de Pernambuco
Já a Via Couro, que vende bolsas e sapatos femininos, quis aproveitar a data para recuperar o ritmo de vendas no ano considerado fraco pela gerente, Mônica Maria. “Quisemos aproveitar que as pessoas estão voltadas para a Black Friday e aderimos à promoção. Nem parece que já é quase dezembro, parece até que o Papai Noel esqueceu de nos visitar”, brincou. Para ela, esta sexta-feira ainda deve servir como termômetro para como vai se comportar o consumo para as festividades de fim de ano.
Lucas Melo/Folha de Pernambuco
Não foram apenas os shoppings que aproveitaram a Black Friday para aumentar o fluxo de caixa e clientes no fim do mês. Supermercados na Região Metropolitana do Recife (RMR) apostaram na data com redução em preços de produtos que iam de eletrônicos a bebidas. No Hiper Bompreço de Boa Viagem, a estratégia funcionou como um modo de atrair o consumidor para conhecer toda a loja e comprar outras mercadorias – a expectativa é de incremento de 30% nas vendas apenas nesta sexta-feira. “A data já está consolidada no calendário e o consumidor espera por ela, já servindo como um indicador do fim de ano para o comércio”, conta o gerente, Antônio Moura.
No Extra, também no mesmo bairro, os clientes já formavam filas na noite da quinta-feira (27), antes mesmo da abertura da loja para a Black Friday. O gestor de produção Wellison Moliterno foi um dos que aproveitou o início da promoção. “Fui apenas olhar os preços no setor alimentício. Mas fiquei satisfeito com a promoção e comprei algumas coisas”, afirma. “Até então, a Black Friday não me passava muita credibilidade por conta das edições anteriores; essa foi a que mais me surpreendeu”.
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