Foto: Clemilson Campos/Folha PE
Rômulo Alcoforado/Folha PE
Foi quase o oposto do jogo diante do Flamengo. No mesmo palco, na Arena Pernambuco, o mesmo placar (2 x 2). Mas a felicidade e o empate com sabor de vitória foram para outro lado. O Sport, que havia conquistado uma igualdade heróica diante do Rubro-Negro carioca, há duas semanas, desta vez vacilou contra o Fluminense. E cedeu um empate numa partida que parecia garantida. Os atacantes Mike e Joelinton marcaram para o Leão.

O volante Jean fez o primeiro dos visitantes – e o centroavante Fred, a dois minutos do fim do confronto, empatou o marcador. Menos mal que o perigo rebaixamento já foi afastado. A briga pela Sul-Americana, porém, continua. Para chegar a ela, o time de Eduardo Baptista precisa pontuar bem nos dois jogos que faltam: Criciúma/SC e São Paulo.
Análise da Partida
A torcida rubro-negra compareceu em bom número à Arena Pernambuco. O apoio das arquibancadas era irrestrito. Fosse equivalente ao volume da torcida, a pressão que o Sport exerceria sobre o Fluminense no começo do jogo seria massacrante. Não foi o que aconteceu. A partida iniciou movimentada – mas ninguém criou grandes oportunidades. Até os 10 minutos.
Nesta marca, Durval fez lindo lançamento para Mike, que dominou e bateu firme: 1 x 0. Era o que o Sport queria – visto que, na arte de jogar o jogo de não jogar, o Leão é muito bom. Bastava controlar o ritmo do duelo e buscar o contra-golpe definitivo.
Faltou combinar com o Fluminense. Depois de assustar com Fred, aos 23, os cariocas empataram aos 31. Jean tocou para o gol, Ewerton Páscoa tentou tirar, mas não conseguiu. Um a um. O Sport desempatou aos 38. Faça-se justiça ao lateral Renê, que articulou grande jogada pela esquerda e cruzou. Ao atacante Joelinton, bastou completar para o gol vazio e comemorar o primeiro gol de sua carreira.
No segundo tempo, o técnico do Fluminense colocou o time para cima. Tirou Fabrício (zagueiro) e colocou Kennedy (atacante). Apesar do esforço, quem chegou mais perto de fazer foi o Sport. Teve duas ótimas chances – ambas com Joelinton. Aos 14, parou no travessão. Aos 29, em Diego Cavalieri. A vitória parecia leonina. O jogo estava tranquio. Os próprios aparentavam estar conformados com o resultado negativo. Mas, aos 47, o atacante Fred tirou da cartola um golaço, em belíssimo chte. Sem chance de defesa para Magrão: 2 x 2, resultado final.
Ficha técnica
Sport
Magrão; Patric, Durval, Ewerton Páscoa e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Danilo (Wendel), Diego Souza e Mike (Felipe Azevedo); Joelinton (Régis). Técnico: Eduardo Baptista.
Fluminense
Diego Cavalieri; Jean, Fabrício (Kennedy), Marlon e Carlinhos (Biro-Biro); Valência, Edson (Diguinho), Wagner e Conca; Rafael Sóbis e Fred.
Técnico: Cristóvão Borges.
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Árbitro: Anderson Daronco (RS). Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO – FIFA) e José Javel Silveira (RS). Gols: Mike (aos 10’ do 1ºT), Joelinton (aos 39’ do 1ºT) (SPT); Jean (aos 31’ do 1ºT) e Fred (aos 47 do 2T) (FLU). Cartões amarelos: Danilo, Rodrigo Mancha, Durval e Mike (SPT); Fabrício (FLU).