Foto: João Bita (ALEPE)
A presidente do PT em Pernambuco, deputada Teresa Leitão emitiu nota na noite desta terça-feira (18) respondendo aos ataques dirigidos a ela e ao Partido dos Trabalhadores pelo atual prefeito de Olinda Renildo Calheiros. Confira, na íntegra, o teor da nota enviada ao Blog da Folha e à editoria de política do jornal Folha de Pernambuco:
EM RESPOSTA A RENILDO CALHEIROS
Não ouvi a entrevista dada pelo prefeito Renildo Calheiros na Rádio Folha, na manhã desta terça-feira, mas tive acesso à matéria a ela relacionada através do blog da mesma rede de comunicação.
Embora o prefeito tenha dito que não tem “interesse em ficar polemizando” e eu muito menos, o nível de ataques desferidos a minha pessoa e ao PT merece uma resposta, que pontuarei a seguir:
Embora o prefeito tenha dito que não tem “interesse em ficar polemizando” e eu muito menos, o nível de ataques desferidos a minha pessoa e ao PT merece uma resposta, que pontuarei a seguir:
1. O prefeito não tem autoridade política para falar dos meus próprios interesses, pois nunca os discuti com ele, nem tampouco fazer juízo de valor da forma como me expresso na condição de presidente do PT.
2. Quem nomeia Secretários é o gestor e se de fato eu tivesse comandado a Secretaria de Educação durante 12 anos, como afirma o prefeito, os três Secretários ligados ao PT, que por lá passaram, teriam sido ordenadores de despesas, como manda a lei, responsáveis pela execução de 25% dos recursos vinculados constitucionalmente à pasta.
3. Eu nunca fui candidata à prefeita de Olinda, como afirma o prefeito. Não foi esta a disputa interna feita no PT. A disputa foi pela tática eleitoral, preliminarmente, entre duas teses: candidatura própria ou política de alianças. Diante do resultado apertado da disputa (08 votos apenas) foi firmado um acordo, para que o apoio ou não do PT, não expressasse uma divisão do partido. O prefeito participou do acordo, foi gerado um documento, do qual conteúdos substanciais até hoje não foram cumpridos. As eleições de 2012 mostraram o quanto foi importante para a reeleição do prefeito esse apoio do PT.
4. Jamais usaria a gestão pública para fazer guerra política nos partidos políticos de Olinda, artificializando lideranças e retirando a autonomia do PT. Os interesses, mais uma vez, não são meus, são do partido, que deve exercitar suas avaliações com o direito que tem de fazê-lo.
5. Falar em possibilidade de “conluio” em uma entrevista que trata de gestores, partidos políticos e parlamentares, é no mínimo endossar o cordão da despolitização e da desvalorização de todos esses agentes públicos que grassa o noticiário atual.
6. A defesa do governo Dilma deve ser feita por todos nós do PT e por todos aqueles que compõem o governo, mas não pode esconder, nem justificar as ações de um mau gestor e muito menos servir de escudo para aqueles que tentam fugir do debate sobre a real situação política e administrativa instalada em Olinda.
18 de novembro de 2014
Teresa Leitão
Deputa estadual e presidente do PT/PE
Deputa estadual e presidente do PT/PE
OPINIÃO DESTE BLOG
A Deputada Teresa Leitão é uma pessoa da qual guardo o maior respeito, principalmente por ser tratar de uma colega de ofício, por sua luta em favor do professores e por sua história política dentro do PT.
Por inúmeras vezes questionei a presença do PT ainda na base do PCdoB de Olinda e o fiz diretamente a Deputada. Infelizmente, e mesmo sendo senso comum, a saída do partido das "ostes" pseudo-comunista na Marim do caeté sempre foi tratada de forma encoberta, lenta e desgastante.
Infelizmente, quando um dos piores prefeitos que Olinda já teve se manifesta desta forma, apenas corrobora o que a maioria da população enxerga, no entanto Teresa Leitão está coberta de razão quando diz (de outra forma) que "não fosse o apoio do PT, Renildo não seria o prefeito hoje".
Onde está o pecado do PT? Permanecer na base do PCdoB... Onde está o pecado das lideranças do PT? Não ouvir a voz do povo.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se for assim o que seria do pcdob de olinda sem o psb e eduardo campos? que antes da eleicao vez oq ele costumava fazer e telefonar com gravacoes no telefone pedindo voto a renildo? ou foi o ricardo costa que nao concorreu e por isso ele ganhou?? ou foi pq alf tbm nao concorreu???? deixa de ser idiota! pt foi oq se deu melhor q ganhou uma vice prefeitura! como essa mulher pode ser presidente do pt?????? ser professor eh muito digno admito, mas isso nao faz dela uma boa politica, como tambem nao faz voce um bom jornalista!!! que ficou claro q renildo nao quis le dar uma boquinha pra voce e por isso tanto odio! chora!
ResponderExcluirEm princípio não sou jornalista, mas se vc classifica como um "mal jornalista", para mim já está de bom tamanho. Nunca tive contatos com Renildo Calheiros e menos ainda solicitei qualquer cargo em qualquer lugar, aliás muito pelo contrário, com o PCdoB apenas gastei muito o meu dinheiro. A Deputada Teresa Leitão merece não só o meu respeito como de qualquer pessoa, principalmente enquanto pessoa. Quanto ao PSB você tem razão... Sem Eduardo Renildo não teria sido eleito. E quanto ao PT, você também tem razão... foi quem melhor se deu. Acredito que vc não tenha entendido o que eu escrevi. Saudações.
ResponderExcluir