sábado, 13 de dezembro de 2014

ETTORE LABANCA RECEBE MULTA DO TCE


 

A Primeira Câmara do TCE considerou irregular o processo do Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura de São Lourenço da Mata relativo ao segundo quadrimestre de 2013 e aplicou ao prefeito Ettore Labanca uma multa no valor de R$ 18 mil. O montante da multa corresponde a 30% dos subsídios anuais percebidos pelo prefeito, considerando o período de apuração. A relatora do processo foi a auditora substituta Alda Magalhães, que acolheu em sua totalidade o parecer do Ministério Público de Contas (MPCO) da lavra do procurador Gustavo Massa.


Segundo ela, a Prefeitura deixou de tomar medidas, na forma e nos prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), para reduzir as despesas com pessoal, que havia excedido o limite máximo. No segundo quadrimestre de 2012, segundo o voto da relatora, a despesa com pessoal chegou a 60,01% da receita corrente líquida. Após dois quadrimestres, o percentual foi reduzido para 58,92%, quando deveria ter baixado para, no máximo, 58%.

Em sua defesa, o prefeito alegou que, do ponto de vista formal, cumpre rigorosamente a LRF, atribuindo a não redução de pelo menos 1/3 de despesa excedente a três fatores: baixo aumento do PIB em 2012, queda dos repasses de imposto sobre produtos industrializados e de imposto (IPI) e de ICMS e abertura de um novo hospital no município.

Além disso, argumentou que a contenção de gastos que promoveu foi impactada por diversos fatores que elevaram suas despesas, tais como: queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), reajuste do piso salarial dos professores (22,22% em 2012 e 7,89% em 2013), reajuste do salário mínimo e contratação de servidores para trabalhar no novo hospital.


A Câmara entendeu, porém, que a Prefeitura já se encontrava desenquadrada desde o terceiro quadrimestre de 2012, sendo, portanto, reincidente, por não ter tomado qualquer medida para reduzir as despesas com a folha. Acompanharam o voto da relatora (Processo TC N° 1307495-7) os conselheiros Ranilson Ramos, Carlos Porto e João Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário