Com a nomeação de quatro deputados federais para o secretariado, o vereador Raul Jungmann irá compor a bancada federal (Foto: Arquivo Folha)


Com a escolha do secretariado, o governador eleito Paulo Câmara (PSB) acabou ajudando quatro suplentes a conseguirem assumir o cargo de deputado federal. As nomeações de Danilo Cabral (Desenvolvimento), Felipe Carreras (Turismo), Sebastião Oliveira (Transportes) e André de Paula (Cidades), beneficiaram parlamentares de outras siglas.

Na nova bancada federal pernambucana estarão Augusto Coutinho (SD), que teve 67.918 votos, Fernando Monteiro (PP), 50.128 votos, Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB), 41.226 votos e Raul Jungmann (PPS), 36.866 votos – a saída do pós-comunista coloca Vera Lopes (PPS) como nova vereadora do Recife no próximo ano.
A escolha estratégica de Paulo Câmara acabou ajudando o partido no âmbito local e nacional. Como antecipou o Blog da Folha, as escolhas fariam parte de uma engenharia política para apreciar boa parte dos 21 partidos que fazem parte da Frente Popular do Estado,  ajudar no fortalecimento do secretariado e não perder a força do partido no Congresso Nacional.
Em entrevista à Folha de Pernambuco, nesta segunda-feira (15), o vereador e futuro deputado federal Raul Jungamnn (PPS) acabou revelando que o deputado e líder do PPS, Roberto Freire, já tinha procurado Paulo Câmara para o convencer que o próprio parlamentar municipal assumisse uma vaga na Câmara. “Ele colocou o pleito de que eu assumisse para deputado federal. Dizendo que não era apenas um pleito de Pernambuco, mas um pleito do partido nacionalmente”, disse.