247 - O Banco Central elevou nesta quarta-feira (21) a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual, para 12,25% ao ano. As projeções dos economistas estavam entre aumento de 0,25 e de 0,50 ponto percentual.
A alta de 0,50 ponto percentual era a aposta de 56 dos 60 economistas ouvidos em pesquisa da Bloomberg. Quatro viam um aumento mais modesto, de 0,25 ponto percentual.
A inflação resistente, que deve ganhar força com os reajustes em transporte, combustíveis e energia autorizados no início deste ano, é citada como o principal balizador para a decisão do Comitê de Política Monetária.
Abaixo matéria da Agência Reuters:
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 12,25 por cento ao ano, em decisão unânime e amplamente esperada pelo mercado, e retirou do comunidado a expressão "parcimômia".
"Avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,50 p.p., para 12,25 por cento a.a., sem viés", informou o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.
Pesquisa Reuters mostrou que as expectativas dos analistas eram praticamente unânimes de alta de 0,5 ponto da taxa básica de juros, diante do cenário de inflação elevada.
No fim de outubro, o Copom deu início ao atual ciclo de aperto monetário ao elevar a Selic em 0,25 ponto percentual, em decisão surpreendente e que não contou com o apoio de todos os membros do comitê. No encontro de dezembro, acelerou o passo e puxou a taxa em 0,5 ponto percentual.
(Reportagem de Luciana Otoni)
Nenhum comentário:
Postar um comentário