sexta-feira, 6 de março de 2015

Média de horas sem energia para os consumidores caiu em 2014, diz Aneel

Dados de pesquisa da agência foram divulgados nesta quinta-feira. Número médio de casos de queda no fornecimento também diminuiu.


Em 2014, o número médio de horas que os consumidores ficaram sem energia durante o ano caiu em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O número caiu 39 minutos em relação ao ano anterior, alcançando 17,61 horas.
 

Ainda segundo a Aneel, houve também diminuição no número que indica quantas vezes em média houve interrupção no fornecimento de energia. Em 2014, a média foi de 9,94 vezes, contra 10,49 em 2013.
Ranking das concessionárias
A Aneel também avaliou a qualidade do serviço das distribuidoras de energia. A pesquisa  incluiu todas as concessionárias no ano de 2014 e foi dividida em dois grupos, de acordo com o porte da empresa. São 36 concessionárias de distribuição consideradas de grande porte e 27 consideradas de menor porte.
No mercado maior, as melhores colocadas foram a Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz, SP), seguida da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A distribuidora que mais evoluiu foi a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig-D) com um avanço de dez posições em comparação com o ano de 2013. As três piores foram a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), em 36º lugar, a Companhia Energética de Alagoas (Ceal), em 35º, e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), em 34º. Além disso, a concessionária que mais regrediu foi a Distribuidora Gaúcha de Energia (AES SUL), com recuo de 12 posições em comparação a 2013.
No mercado inferior, as três melhores foram: Força e Luz Coronel Vivida (Forcel, PR), DME Distribuição S.A (Dmed, MG) e a Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC).

A distribuidora que mais evoluiu foi a Energisa Nova Friburgo (ENF, RJ), com um avanço de nove posições comparado com 2013. As três piores nesse mercado foram a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), em 27º lugar, a Iguaçu Distribuição de Energia Elétrica (Ienergia, SC), em 26º, e as Centrais Elétricas de Carazinho (Eletrocar, RS), em 25º. A distribuidora que mais regrediu foi a Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM, ES), com recuo de nove posições em comparação a 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário