Diferente dos outros parlamentares que contestam o Projeto de Lei 79/2015 – que ajusta o piso da educação para pouco mais de quatro mil professores da rede estadual –, aprovado na última quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Professor Lupércio (SD), da bancada governista, justificou sua ausência na sessão na Alepe afirmando que agiu como forma de protesto. O parlamentar diz que é contra a proposta do Executivo, mas afirma, ainda, que seu voto contrário não produziria um resultado diferente para os professores.

Por meio de nota, o deputado, que é vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia, afirma que nas reuniões sobre a proposta percebeu a tendência favorável, ao mesmo tempo em que sabia que seu voto era minoria também na plenária.
“Diante desse cenário, achei por bem não comparecer às votações como forma de protesto, solidarizando-me com a categoria dos professores e ao mesmo tempo assegurando, junto ao Governo, uma participação efetiva nas negociações da data-base. Não votaria a favor do projeto, mas meu voto contrário não produziria um resultado diferente para os professores diferente para os professores, ao menos no atual momento”, justificou.
Segundo Professor Lupércio, mesmo tendo sido chamado pela base do Governo ele preferiu não participar. “Foi uma forma de protesto. Foi a maneira mais eficaz que encontrei de cooperar com a categoria”, continuou.