quarta-feira, 6 de maio de 2015

Telhados das casas são ruas em cidade iraniana

Carros são proibidos de entrar na comunidade de Masouleh, no Irã, que tem mais de mil anos




Uma comunidade iraniana chama a atenção de turistas de todo o mundo, por causa de uma estrutura peculiar. As casas de Masouleh, na encosta da montanha de Alborz, dependem umas das outras, já que a rua de um é o telhado de outro. A comunidade, com mais de 10 séculos de existência, tem em média 550 habitantes.
As edificações foram construídas para colaborarem entre si, por isso as ruas e os pátios superiores são os tetos das casas inferiores. A estrutura é feita de adobe, técnica que utiliza barro e palha ou pedaços de madeira, e para conservá-la é proibida a passagem de carros pelo local.

Apesar da idade das construções, as casas resistem a altas e baixíssimas temperaturas. A localização elevada de Masouleh oferece o ar quente, das montanhas. Isso leva a uma precipitação abundante de água, que garante densas florestas e rios jorrando na área.

Reprodução / Internet


A primeira vila de Masouleh foi estabelecida a 6 km a noroeste da aldeia atual e é chamada de Antiga Masouleh. A comunidade já chegou a ser a Rota da Seda da região de Gilan, onde pessoas de longe e de perto se reuniam lá para negociar mercadorias, porém, nos últimos anos a pessoas migraram para um centro comercial devido ao desemprego e falta de renda. Hoje, Masouleh está, caminhando para se tornar um destino turístico popular e a estrutura das casas é a principal atração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário