Nenhuma irregularidade foi encontrada, nesta quarta, nas principais avenidas
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), deu início na manhã desta quarta-feira (3) ao ordenamento do comércio informal na avenida Guararapes, do trecho que vai da rua do Sol até a rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos. O objetivo, além de resgatar o espaço nas calçadas para os pedestres que transitam pela via diariamente, é proibir a manipulação de alimentos pelos ambulantes.
A ação contou com o apoio dos fiscais da Gerência de Operação da Secretaria-executiva de Controle Urbano (Secon), em parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal. Agora, apenas 83 comerciantes poderão vender na avenida. O trabalho para melhoria do comércio informal na avenida Guararapes está sendo feito aos poucos, por meio do cadastro, contagens, análises e entrega dos comunicados pelas equipes de ordenamento, desde o último dia 21.
Ao todo, 83 ambulantes cadastrados pela Prefeitura atuam na avenida. Cerca de 200 não cadastrados não poderão mais comercializar na via. Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, esse é o início de um novo momento para a avenida Guararapes, já que a área começa a ser devolvida à cidade e aos pedestres.
Os comerciantes cadastrados deverão atuar na área portando o crachá de autorização em local visível. O equipamento utilizado deverá permanecer instalado no local previamente definido pela Semoc, estando proibida a ampliação ou modificação sem autorização prévia. O comerciante também deverá manter a área permanentemente limpa. Os ambulantes cadastrados que estiverem irregulares estarão sujeitos à notificação, multa ou apreensão do equipamento ou interdição da banca de venda, em caso de reincidência.
Até o final do dia, a avenida Guararapes continuará sendo monitorada por fiscais da Secon, Polícia Militar e Guarda Municipal. Após a operação de hoje, um efetivo de 12 fiscais vão trabalhar, divididos em turnos de 7h às 19h e de 12h à 0h, fiscalizando toda a extensão da via diariamente. Todo o processo de cadastramento do comércio informal no Centro do Recife e largos comerciais foi realizado em 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário