Pedetista teve encontro com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas (Foto: Wagner Ramos/SEI)
Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi admitiu nesta segunda-feira (8) que o partido poderá ter candidato a prefeito do Recife, nas eleições do próximo ano. Após encontro com o governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, que classificou “cordial”, o líder pedetista disse, no entanto, ter dúvidas se o principal nome da legenda no município, o ex-deputado Paulo Rubem, aceite o desafio.

“Nossa intenção é ter candidatura própria no Recife. Agora, depende da evolução do processo em torno dos nomes dos candidatos. Não sei nem se o próprio Paulo Rubem irá querer ser, porque agora ele assumiu uma função muito importante. Se ele quiser ser o candidato, só ele pode responder”, afirmou, se referindo ao fato de Rubem ter assumido a presidência da Fundação Joaquim Nabuco.
Lupi acrescentou que, apesar de o PDT ter uma aliança com o PT, a legenda está aberta a conversar com todas as forças “do nosso campo político”.
Sobre a conversa com Paulo Câmara, o presidente pedetista afirmou que tratou mais do cenário nacional, que já conhecia o socialista desde o tempo em que Eduardo Campos era governador, mas que não havia conversado após as eleições.
“Fizemos uma conversa inicial pouco da análise do quadro político estadual e muito do quadro nacional. Sobre a situação nacional ficamos de ter agora uma segunda conversa junto com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para aprofundar o nosso entrosamento. O PDT e PSB sempre foram partidos ‘primos’, que sempre tiveram alianças estratégicas. Ele (Paulo Câmara) ficou de confirmar a data”, afirmou o pedetista.
Antes de se reunir com Lupi, o governador afirmou que 2016 não entraria no cardápio do almoço, principalmente a questão de Caruaru, administrada pelo pedetista José Queiroz. “Ainda tá muito cedo para ser conversado, eu sempre tenho dito que 2016 será discutido em 2016. Eu tenho um amplo palanque em Caruaru, pessoas que me apoiaram em 2014 e queremos na verdade ajudar Caruaru, para que ela possa nos ajudar a superar 2015, que é um ano de muitos desafios”, afirmo Câmara.
O socialista ressaltou que vem fazendo parecerias importantes com o prefeito José Queiroz, mas quer manter conversas “todos os atores”.  “São pessoas que eu respeito muito, o ex-governador João Lyra, a deputada Raquel Lyra, que nos ajuda muito na Assembleia Legislativa, o deputado Tony Gel, o deputado Wolney Queiroz, são pessoas que a gente conversa. Queremos estar juntos para que possamos chegar unidos em 2016”, concluiu Câmara.
Com informações de Mirella Araújo, da Folha de Pernambuco.