Pouco mais de um ano faltam para o pleito municipal em São Lourenço da Mata. Um turbilhão de denuncias, inquéritos, algumas sentenças e muito desgaste político tanto do governo do PT quanto do próprio sistema político do país, o que põe em xeque a confiança de todos os políticos profissionais, todos. Mas, quase que como uma ilha, São Lourenço dorme em berço esplendido, com seus próprios problemas, jovens morrem de morte matada, pai de família morre de um desmoronamento em meio à desgraça de um bairro que não pode levar um chuvisco que alaga. Até o centro da cidade alaga, mas o que inunda mesmo é o orgulho descarado do pai que ao sentir-se rei, passa o bastão para o filho, mesmo que tal bastão seja carregado de angustia por representar um povo subjugado.
Recentemente em reportagem divulgada por um portal de notícias de grande acesso no estado, foi abordado quadro atual das articulações entre os prefeituráveis de São Lourenço, o atual grupo que detém o poder, a suposta oposição e outro que segundo a matéria “corre por fora”. Nesse mesmo período o líder da tal oposição, ex-prefeito da cidade, declarou querer injetar sangue novo na disputa municipal e depois de ver outros entes familiares serem derrotados em processos eleitorais passados, desde a última eleição local pôsoutro dos filhos para assumir a batuta de figura pública da família Pereira, e então o apresenta agora como candidatíssimo em 2016. No campo da situação a saída do atual prefeito para compor a coluna de defesa do governador pernambucano, abre espaço para o atual pop-star da PMSLM, o vice, que também é seu primo e que assume com pinta de renovação, seguindo para liderar a chapa da família Labanca no próximo pleito.
Até aí, visto as ligações consanguíneas, fica claro que não existe qualquer chance de termos algo de novo para os dois grupos que já se revezam no poder local há 50 anos, nem o sangue. E é justo o sangue que põe em suspenção a mínima diferenciação entre os que se apresentam por divergentes. Um dos mais entusiastas cabos-eleitoral do jovem pré-candidato pelos Pereiraé um ex-vereador, que já compôs os círculos labanquistas e que agora se enseja por pré-candidato a vice-prefeito do pereirinha. O que não se encaixa nessa história é que este ex-vereador que também já presidiu a o legislativo local é ironicamente irmão do atual pré-candidato pelo labanquismo.
Pronto! Agora foi que se deu o imbróglio! Não pela preocupação com quem fica o poder de fato, mas com a cidade, visto que seja qual for à família que assuma, em suma, será o mesmo circulo patriarcal que estará à frente de São Lourenço.
Nada muda, tá tudo dominado! Como visto na impressa mudam apenas os nomes, pois o DNA político e biológico dos grupos que vampirizam a prefeitura local continuam os mesmos. E quando se avança o debate para projetos políticos, aí nem alguns que “correm por fora” se diferenciam. No fim, eles são todos iguais.
VISH!
ResponderExcluirCaro André: primeiro, gostei do seu artigo - como cunho jornalístico; depois, sei que num dos parágrafos, você faz referencia a minha pessoa e não vou rebatê-la, pois, por formação,não sou de atirar pedras pelas coisas de ninguém. Gostaria somente que você soubesse que não foi o primeiro e nem será o último a falar sobre o assunto (aos inimigos, por mais que você apresente provas, eles jamais acreditarão, enquanto aos amigos não há necessidade... mas seria bom lembrá-lo que rompi com o atual prefeito há uma década e os motivos, como disse, continuam vivos, mas "deitados em berço esplêndido"; e, finalmente - interprete como quiser -, nunca esqueça que a ingratidão não tem prazo de validade. Abraços..
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com você Andre Justino, vejo a política de São Lourenço como uma política impura, uma política que é voltada para os interesses pessoais e se degeneram por completo, vejo em São lourenço uma aristocracia depravada que se transmuda em oligarquia , plutocracia ou despotismo quando necessário, como governo de dinheiro, da riqueza desonesta, dos interesses econômicos anti-sociais. Vejo em São lourenço políticos que por sua natureza se resume na ignorância e transgressão das leis e desrespeito pelo ser humano, panelinhas de políticos que brincão de dança da cadeira ha 50 anos que maltrata nosso município e que não sabe que o município é a unidade política fundamental, é a célula política de um estado assim como a família é a célula social. Em fim o ilustríssimo André Justino conheço de ações e manifestações políticas sociais, e o Marco Albanez quais foram as suas conquistas para São Lourenço, e qual é a sua formação. ( só a motivo de curiosidade).
ResponderExcluirSe é pra tentar mudar vou com Beto do spam!!!
ResponderExcluirQUERO DEIXAR BEM CLARO QUE BETO DO (ESPAM) NUNCA FOI E NUNCA SERA MUDANÇA NA POLITICA DE SAO LOURENÇO DA MATA. ISSO SO OCORRE NA MENTE DE ALGUNS IMBEÇIS E IDIOTAS QUE SO ESTAO VISANDO ALGUNS PROVEITOS PROPIOS.
ResponderExcluiré preciso respeitar a opinião dos outros , pois sabemos que taxa um amigo chamando de imbecil ou idiotas isso sópode ser gente puxa saco ou babão do amarelo ou vermelho, não pode condenar que não foi provado ainda e amigo anônimo merça suas palavras pois você estar muito nervoso, faz o seguinte vá pescar!
ResponderExcluirSR.MIGUEL DIAS.NAO SOU PUXA SACO DE NINGUEM. MUITO MENOS DE POLITICOS. AO CONTRARIO DE VC. QUE JA ESTA PROVANDO QUE SE ENQUADRA, NO GRUPO DE IMBEÇIS E IDIOTAS QUE VER CERTOS POLITICOS DE SAO LOURENÇO COMO MUDANÇA,MUDANÇA SIM DE CANALHISMOS. A CIDADE TA UM CAOS. E NINGUEM VER ALGUM POLITICO APARECER BRIGANDO, COMBRANDO,REIINVIDICANDO MELHORIAS PARA O MUNIÇIPIO.QUANDO E NA ELEIÇAO CHEGA COM A CARA DE RAPARIGA E ISSO!! EU FALEI CARA DE RAPARIGA!!!!!!!!!! DIZENDO QUE E A RENOVAÇAO A ESPERANÇA. VA SE FERRAR!!!!!!! SR. MIGUEL DIAS.QUEM QUER RESPEITO NAO VER O POVO COMO IDIOTAS NAO !!!!!
ResponderExcluir