Tucano relatou que maior parte do seu eleitorado era a favor da PEC (Foto: Wagner Ramos/Folha de Pernambuco)














O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) justificou o seu voto favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduzia a maioridade penal de 18 para 16 anos. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quarta-feira (1º), o tucano disse que recebeu mais elogios do que criticas ao seu posicionamento. A proposta, votada na madrugada desta quarta (1º), acabou sendo rejeita na Casa.

“A grande maioria do eleitorado era a favor da redução da maioridade até na posição mais radical que a minha. Pelo contrário, eu cheguei a ser criticado nas redes sociais porque sempre tive uma posição muito ponderada. Defendi que nós retirássemos crimes feito o tráfico e o roubo do projeto. Se fizer uma análise do que está acontecendo nas redes sociais, eu acho que as críticas maiores são para aqueles que votaram contra”, disse o parlamentar.
“Alguém que tem o perfil de eleitor atento, um eleitor formador de opinião, não pode ignorar a opinião da grande maioria da população brasileira, e do eleitor, inclusive, que tem se manifestado nas redes sociais, de maneira muito clara, de querer uma resposta principalmente para esses crimes violentos, os estupros e assassinatos”, completou.
Segundo Coelho, as posições radicais sobre o tema acabaram atrapalhando a discussão sobre o PEC.
“Por um lado, beira o ridículo você ouvir o governo do PT dizer que o ideal é investir em educação, como eles governar faz 13 anos e não investiram em educação. (…) Por outro lado, os mais entusiastas da diminuição da maioridade penal não enxergaram que ao incluir alguns outros tipos de crime como roubo e tráfico estariam ampliando demais, e daí dando argumentos a quem ponderava a questão da superlotação das nossas cadeias”, afirmou o tucano.