Desembarcaram, na manhã desta terça-feira (28), no Porto do Recife, três navios da Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão. As embarcações Kashima, Shimayuki e Yamagiri trouxeram 710 militares do Japão, sendo 169 guardas marinhas recém-formados na academia militar como aspirantes a Oficial. Eles foram recebidos pela Marinha do Brasil ao som de orquestra de frevo. O evento serviu para marcar os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil. No País, a esquadra marcará presença durante 11 dias. No Recife, primeiro porto brasileiro a receber a esquadra, os japoneses ficam até o próximo dia 31, já que haverá a desatracação com destino ao Rio de Janeiro. A cidade de Santos, em São Paulo, é a próxima a receber a esquadra japonesa.
Enquanto isso, a comemoração prossegue nesta quarta (28), com cerimônia na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e em seguida no Marco Zero. O evento é aberto ao púbico e tem início às 11h. Já na quinta-feira (30), as crianças da creche Lar Esperança e do Espaço Criança poderão visitar as embarcações. “É muito bonito ver a Marinha do Brasil tocando para os japoneses. A maior importância é a amizade que temos. O Brasil sempre foi receptivo aos japoneses, e nós somos muito agradecidos. Nós sempre tivemos um intercâmbio muito grande, humano, econômico, tecnológico, e nós esperamos que na parte militar também isso se desenvolva cada vez mais”, disse a cônsul do Japão no Recife, Hitomi Sekiguchi.
Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Marinhas do Brasil e do Japão farão intercâmbio
Ao todo serão 160 dias de navegação, passando por 12 países. Até o momento, os navios japoneses já estiveram nos Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Colômbia e República Dominicana. Depois do Brasil, os navios japoneses continuam sua viagem de instrução pelo Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Nicarágua, México, estando de volta ao seu país de origem no dia 24 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário