quarta-feira, 29 de julho de 2015

SÃO LOURENÇO DA MATA, FESTA DE AGOSTO, MISSA "ODE" E O MAR DE LAMA.


Aguardada por grande parte da população de São Lourenço da Mata a festa de São Lourenço Mártir, realizada tradicionalmente entre os dias 01 e 10 de agosto, em São Lourenço da Mata, Capital Nacional do Pau Brasil, cidade da copa, entre outros títulos, está parecendo esse ano uma grande ações de poupança para 2016, onde ai sim, o balão estoura a boca, as vésperas da eleição para prefeito.


Como de costume, a programação da festividade que mistura o profano com religioso, aliás diga-se de passagem, muito mais profano do que outra coisa, já deveria está plenamente divulgada, mas em 2015 ainda é uma grande incógnita.

O PROFANO 

Afundada em uma desorganização quase institucional, a Secretaria de Cultura, elencada em nível de segunda categoria e administrada há anos pelo Secretário Adalberto Epaminondas, mexe-se ao passo de bicho-preguiça e quando o faz, termina por estruturar a as instalações do tradicional parque que atende a população em espaço enlameado, impróprio, insalubre e perigoso, visto todos os brinquedos serem elétricos. 

Segundo o secretário, a festa, que já tem início neste sábado (1), irá contar com programação religiosa, no Alto da Igreja; Parque de Diversões (ao lado do cinema - conforme imagens acima) e atrações profanas na Avenida Miguel Arraes. Algumas já foram confirmadas, são elas: Aviões do Forró, Calypso, Musa, Cavaleiros do Forró, Forró da Pegação, Nação Forrozeira, Luan e Forró Estilizado e Forró Pegado, além de outras atrações que irão ser confirmas, nesta quarta-feira (29), ou seja, no dia de hoje, a apenas 3 dias do início das festividades. Pela quantidade de bandas de forró, tem-se a impressão de que agora sim será comemorada a festividade de São João em São Lourenço da Mata.

O RELIGIOSO  
Quando a referência é a a parte religiosa da festividade, neste ano de 2015 teremos um encerramento apoteótico, onde depois da tradicional procissão que transpassa as rua e avenidas do município, a missa, que compõe o encerramento religioso da festividade será um "Ode" ao ex-governador Eduardo Campos falecido ano passado, onde figuras do mundo político rezarão em cadeiras e mesas diferenciadas dos demais e receberão a hóstia consagrada. Tudo numa grande festa política, onde o morto será apenas um bom motivo para propaganda eleitoral, acompanhado provavelmente de discursos insuflados pelo pré momento eleitoral em que vivemos. 


Fé em São Lourenço Mártir? Não cremos... Fé em votos católicos? Bem... Ai já são outros "quinhentos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário