quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Um “mar” de lixo na praia Del Chifre, em Olinda

Prefeitura alega que correnteza leva lixo de outros municípios para a praia. Infectologista alerta para doenças
Até os anos 60 ela era conhecida como Punta Del Este, uma referência à paradisíaca praia uruguaia. Hoje, Del Chifre, em Olinda, é um verdadeiro lixão a céu aberto. Garrafas PET, potes de iogurte e margarina, pedaços de papelão, madeira, isopor, sapatos, roupas e brinquedos quebrados. A situação se agrava devido às condições de impureza dos rios Capibaribe e Beberibe, que passam pelo Porto do Recife e deságuam lá. Mesmo poluído, o lugar não configura na estatística das praias monitoradas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) “por não ser ponto de concentração urbana”, segundo a assessoria do órgão. Desde 1974, a companhia realiza estudos semanais que analisam a qualidade da água das praias de Pernambuco.


Enquanto isso, os pescadores da área reclamam que não conseguem mais tirar o sustento nas águas Del Chifre. Têm que sair para pescar em alto-mar - mesmo não tendo embarcações próprias para isso - ou em outras praias por conta da poluição. Até caminhar pelo trecho é tarefa difícil. A auxiliar de cozinha Geni Maria da Silva, de 54 anos, costuma cortar caminho pela praia para chegar à comunidade onde moram seus familiares. “Apesar de bonito, parece um lugar abandonado. É lixo por toda parte, um verdadeiro descaso. E olhe que a prefeitura fica bem próxima daqui”, comentou.
Há cinco anos praticando corridas em toda a extensão da praia, os irmãos Marcos e Ronaldo Gomes, lamentam o estado em que Del Chifre se encontra atualmente. “Essa praia já foi muito frequentada. Tinham campeonatos de surfe. Agora, o que se encontra é lixo”, lamentou Marcos.
Riscos - O infectologista Moacir Jucá alerta que os riscos das praias contaminadas não se restringem apenas à água do mar. “Muitas vezes, o perigo maior é na areia do que propriamente na água. O lixo atrai vetores de doenças, como ratos e baratas. As próprias bactérias se proliferam na areia e em contato com a pele pode causar sérias lesões”, alertou. Segundo ele, as pessoas devem ficar atentas, caso tenham alguma expressão clínica das contaminações.
Limpeza - A Prefeitura de Olinda informou , em nota, que “realiza a limpeza da praia de Del Chifre, pelo menos, duas vezes por semana. Nesse período de chuvas, é comum o nível da água subir e a correnteza trazer para esta praia a sujeira e o lixo acumulado em canais e rios, inclusive, de outros municípios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário