A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promoveu em seu auditório, nesta terça-feira (25), um debate sobre “Projetos de Remediação de Áreas de Lixão”. O tema foi escolhido para mais uma edição do Programa Novas Ambientais, uma iniciativa da CPRH que pretende ser um fórum permanente de discussão e debates sobre novas ideias, tecnologias e processos relacionadas à questão ambiental.
O diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Waldecy Farias, deu as boas-vindas ao público presente, entre representantes de prefeituras municipais, gestores e técnicos da área, bem como aos palestrantes: a secretária Executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna; e o engenheiro Projetista e consultor da Engeconsult, Clayton Nunes.
Os procedimentos de encerramento e remediação se constituem em um conjunto dos procedimentos, serviços e obras necessário para o encerramento das atividades de operação do lixão, incluídos a retirada e encaminhamento dos catadores, a cobertura dos resíduos com solo e vegetação apropriada, bem como a construção de cerca para o isolamento da área. Com isso, a Secretaria das Cidades objetiva apoiar os Municípios do Oeste Metropolitano no cumprimento da legislação vigente e proporcionar uma infraestrutura para a cidade da Copa 2014.
A empresa contratada foi a Engenconsult Consultores Técnicos Ltda., que elaborou estudos de concepção, projeto básico e projeto executivo visando o encerramento dos lixões. Tem ainda um sentido de redução dos impactos ambientais, associados aos referidos despejos de lixo, tendo em vista o volume aparente e a natureza intrínseca dos resíduos, neles predominantemente dispostos, bem como a maior ou menor fragilidade dos contextos ambientais em que estejam inseridos.
Os estudos integram os projetos relativos à solução para os despejos de resíduos a céu aberto, existentes nos municípios de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Moreno, integrantes do Oeste da Região Metropolitana do Recife. A desativação de lixões nestes municípios é ponto primordial para a melhoria das condições ambientais e para a diminuição de vetores, que prejudicam a saúde pública. Atende à Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e determina a eliminação das áreas de descarga de resíduos sólidos a céu aberto/lixões até 2014.
Para ser palestrante do Novas Ambientais ou assistir a uma das apresentações, basta entrar em contato com o Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental do órgão pelo e-mail cprhacs@cprh.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3182. 8817. Os temas de cada mês serão divulgados para as comunidades ambientais e grande público nas redes sociais e no portal da CPRH, bem como nos quadros de avisos internos. As inscrições são gratuitas.
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL/CPRH