Ex-governador se filiou ao PSDB nesta sexta-feira (2) (Foto: Divulgação/Assessoria)
Em solenidade marcada por duras criticas aos mandatos do PT na Presidência da República, o ex-governador Joaquim Francisco confirmou a sua filiação ao PSDB , nesta sexta-feira (2), na sede do partido. O ex-governador João Lyra Neto (PSB) e a deputada estadual Raquel Lyra (PSB) – ambos cotados para ingressar no partido tucano -, marcaram presença. Além deles, os ex-governadores Roberto Magalhães e Gustavo Krause; os deputados estaduais José Humberto (PTB), Eriberto Medeiros (PTC) e Priscila Krause (DEM); a presidente do PDT do Recife, Isabela de Roldão; e lideranças do PSDB estiveram no evento.

Em seu discurso, Joaquim Francisco disse que tinha forte identificação com o PSDB. Segundo ele,  ”nenhum partido fez mais pelo povo humilde do Brasil do que o PSDB com o Plano Real”. O ex-governador lembrou que os governos tucanos foram marcados pelo “equilíbrio fiscal”, enquanto as gestões do PT “implementaram a prática dos gastos acima da arrecadação”. Prática essa, lembrou, exercida com mais descuido nas últimas eleições.
“O povo foi enganado, decididamente afrontado pela bolsa e por uma série de programas que distorceram a realidade da urna. No momento em que se recorre ao que foi gasto nos últimos anos com vários programas, do Fies ao Pronatec, do Minha Casa Minha Vida ao Seguro Defeso, todos eles aumentados em milhões no ano eleitoral. O Fies por exemplo saiu de um bilhão para sete bilhões. O Pronatec de 700 milhões para 6 bilhões. Onde haveria a sustentação para programas absolutamente válidos mas que precisam ter uma correspondência com a realidade fiscal do país?”, questionou o ex-gestor.
“Este país precisa acreditar que ninguém fez mais para o povo humilde desse país do que o PSDB com o Plano Real. O governo do PSDB é sinônimo de equilíbrio. Ninguém pode viver indefinidamente gastando mais do que arrecada. O que assistimos nesse país de irresponsabilidade, de cinismo, de mentira e de falta de dignidade é uma afronta às tradições republicanas do Brasil e à nossa colocação no cenário internacional. Não podemos aceitar isso”, completou.
Joaquim Francisco assumirá a presidência regional do Instituto Teotônio Vilela (ITV), instância de estudo e formação política do partido.
“Chego ao PSDB com uma disposição maior e a convicção de que os problemas têm solução. Pelo caminho direto, com planejamento, transparência e verdade. Eu chego ao PSDB como se já fosse há muito tempo a minha casa. Acredito nas verdades que construi, que foram provadas ao longo do tempo, e que agora foram esquecidas. O presente e o futuro do país espera por nós. Vamos fazer com que essa união e essa cruzada sejam conduzidas até a vitória daquilo que pensamos e do que o Brasil deseja”, disse.
Novos filiados
O presidente estadual do PSDB, deputado Antônio Moraes, afirmou que na próxima semana alguns políticos estarão se filiando ao partido. Segundo ele, a crise dentro do PT ajuda no ingresso de novos quadros na legenda.
“Era difícil pedir votos para o PSDB quando Lula era Deus e Dilma, sem dúvida nenhuma, era a rainha do Nordeste. Agora está completamente diferente. Já estamos com comissões provisórias em 150 municípios, vamos ter candidatos competitivos em mais de 60 cidades de médio e grande portes, e a vinda de Joaquim é muito importante. Teremos na próxima semana alguns políticos que estão vindo para o partido e que darão muita consistência política ao PSDB na Região Metropolitana e interior do Estado”, destacou o líder tucano.