Serviços compreendem correção de buracos, restauração de drenagem e aplicação de novo pavimento
Já é possível observar os efeitos do trabalho emergencial que a Secretaria das Cidades (Secid) está realizando na BR-101. Os buracos estão sendo preenchidos; os dispositivos de drenagem e os canteiros, restaurados; o asfalto e as placas de concreto fragmentadas estão passando pelo processo de fresagem, que consiste na remoção do piso danificado para aplicação de nova camada de pavimento.
“Essas ações emergenciais proporcionam menos risco de acidentes e menos retenção de trânsito, garantindo, assim, a trafegabilidade nesses segmentos da rodovia”, destaca o secretário executivo de Mobilidade da Secid, Leonardo Cabral.
Cabral acrescenta que a Secid vem trabalhando em duas ações simultâneas na via. Uma delas é o plano de ataque emergencial da restauração de sete pontos críticos, que deve ser concluído no prazo de três meses. “O investimento gira em torno de R$ 2,3 milhões para a realização dos serviços de fresagem asfáltica, implantação de dispositivos de drenagens, remoção de placas de concreto e execução de novo pavimento flexível”, informa.
No KM 71, em Jardim São Paulo, os serviços já foram 100% concluídos, com a remoção do asfalto danificado e aplicação de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), bem como executado um novo bueiro superficial. “Junto ao viaduto, removemos um ponto de alagamento que danificava o pavimento”, explica o fiscal da obra pela Secid, Rômulo Braz.
Nas proximidades da empresa Água Vida, no KM 78, os serviços de remoção do asfalto antigo e recomposição do pavimento também foram concluídos. O proprietário de uma empresa no entorno, Severino Gabriel da Silva Neto, comemora a solução do problema. “Às vezes, eu mesmo contratava gente para tapar os buracos com metralha (resto de obras) porque os buracos atrapalhavam o acesso ao meu negócio. Agora o serviço foi bem feito e as coisas vão melhorar bastante”, diz.
Outros trechos
Quase em frente ao Restaurante Moenda, no KM 80,5, as equipes iniciaram a demolição das placas de concreto danificadas na faixa da direita da pista. A faixa da esquerda já recebeu tratamento com a aplicação de CBUQ, tendo ainda a limpeza do canteiro central. Além disso, as equipes fizeram a desobstrução das caixas de drenagem para reduzir o acúmulo de água na rodovia. “Esse serviço já melhorou muito. Acabou o engarrafamento por aqui”, declara o frentista Eurico Marques.
No KM 73,3, perto da empresa Karne & Keijo, foi executado o novo pavimento com CBUQ na pista da esquerda e a limpeza do canteiro central. Rômulo Braz esclarece que é necessário demolir placas de concreto na faixa da direita, fazer a nova drenagem e recuperar o pavimento novamente.
Em Guabiraba, no KM 62,5, as caixas de drenagem e o canteiro central foram limpos. O próximo passo será a remoção das placas de concreto para a recomposição do pavimento. O plano de emergência vai atuar ainda no KM 70, na altura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a elaboração de ações que melhorem as condições da pista.
Manutenção
De acordo com o termo de compromisso firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), a Secid é responsável pela melhoria de 30,7 quilômetros da BR-101, que vai do Km 51,6 (Abreu e Lima) e se estende até o Km 82,4 (Jaboatão dos Guararapes), conhecido como contorno do Recife.
Leonardo Cabral esclarece que os serviços emergenciais de restauração serão realizados nos sete trechos citados, mas é importante ressaltar que o trabalho de manutenção rodoviária (operação tapa-buracos), iniciado pela Secid em junho deste ano, continuará a ser executado nos 30,7 km da BR-101 pelo período de 24 meses ou até iniciarem as obras de restauração definitiva.
“Isso quer dizer que prosseguem as ações contratadas por dois anos e com investimento do tesouro estadual aproximado em R$ 8 milhões", reforça o secretário executivo de Mobilidade.
Restauração Definitiva
Existe uma terceira ação da Secid em andamento, essa em caráter definitivo: a preparação de um anteprojeto de engenharia. Com o apoio da consultoria do DNIT, este anteprojeto fará parte de uma nova licitação via Regime de Contratações Integrado (RDCi), que deve ocorrer até dezembro deste ano, para a obra de restauração rodoviária da BR101.
"O anteprojeto esta em fase final de revisão, para que possamos montar o processo licitatório desta nova contratação. A previsão é licitar o RDCi da BR101 até dezembro de 2015, dar ordem de serviço de projeto executivo em fevereiro de 2016 e dar ordem de serviço de execução da obra em outubro de 2016. Estimamos em 24 meses o prazo de execução das obras citadas", completa Leonardo Cabral.

A informação do Blog está errada. O Tapa-Buraco não resolve, pois o asfalto é carregado em caminhão que fica parado até fecharem o buraco. Depois, vai para outro e acontece o mesmo. Se chover, com duas semanas os buracos surgem novamente. O motivo?. Simples: o asfalto tem que ser colocado a 180 graus de temperatura e isso não acontece. O Estado e as prefeituras sabem disso, mas o que vale é a propina...
ResponderExcluirA informação é do governo do estado. Você tem absoluta razão. Esse é o grande problema destas obras de tapa buracos. O resto é conversa mole.
ExcluirMas o repasse é feito pelo DENIT e a EMLURB tem laboratório capacitado pra analise
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