domingo, 10 de janeiro de 2016

EDITORIAL - SÃO LOURENÇO DA MATA: 126 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, AGORA PRECISAMOS EMANCIPAR A POPULAÇÃO.

No dia de hoje 10 de Janeiro de 2015, comemora-se 126 anos de EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA.



BREVE RESUMO HISTÓRICO 

"Até 1775 São Lourenço da Mata era um distrito dos municípios do Recife e Paudalho. A Emancipação veio com a denominação São Lourenço da Mata em, 13 de junho de 1884, quando foi elevado a Vila e Desmembrado do Recife e Paudalho pela Lei Provincial 1.805. Em 10 de Janeiro de 1890, foi instalada a Vila formada pelos distritos de São Lourenço da Mata e São Lourenço da Mata do Sul.

Em 21 de Fevereiro de 1892, foi eleito o primeiro Governo Municipal, formado pelo Prefeito TEMOLIÃO DUARTE DE ALBUQUERQUE MARANHÃO.


O Brasão do município foi criado em 1967, pelo Sr. CLODOALDO GOMES DA ARAÚJO."


------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Racionalmente é preciso avaliar até onde estamos libertos dos laços que sempre nos prenderam a capital (Recife) e outras cidades circunvizinhas. 

Dependentes de empregos, água, luz, resta-nos a ilusão de que somos livres e nos dá depressão ao lembrarmos que apenas em gestão política estamos oficializados.

Sem projeto de governo há anos, perdemos a oportunidade singular de nos alavancarmos enquanto cidade. Perdemos na construção de um elefante prateado, na construção de parque industrial que não produz vagas, em inúmeros projetos não realizados por incompetência do executivo e pela leniência do legislativo e numa cidade da copa que não passou de pano de fundo para promessas eleitoreiras. Não crescemos há quase uma década, onde, sob a gestão de um "pseudo-socialismo absolutista", vimos muitos satélites engordarem... mas a estrela maior (São Lourenço da Mata) transformou-se em uma anã branca. Nosso município hoje apenas produz um luminosidade pálida e amarela, como lâmpadas incandescente que hoje são proibidas de serem vendidas.   


Sem emprego vemos nossos cidadãos saírem para gerar riquezas em outras cidades. Vemos muitas pessoas boas em "promessas". Promessas de empregos na prefeitura, promessas de realizações quando eleitos vereadores e somos ricos em pessoas que apenas querem usufruir do mínimo que se produz em nossos limites. Ganham aqui e investem em outras cidades.

São 126 anos de emancipação política e agora precisamos emancipar o povo... Nem que seja 126 depois. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário