sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Recife: Protesto contra aumento de tarifa mantido para esta sexta-feira

Manifestação teve apenas o horário modificado das 8h para as 14h


Manifestantes pedem o passe livre para todos os estudantes / Foto: Mariana Dantas/NE10/Arquivo

Mesmo com o adiamento da decisão sobre o reajuste das tarifas de ônibus para a próxima segunda-feira, está mantido para esta sexta-feira (15) um protesto contra a medida no Recife. A manifestação teve apenas o horário modificado, das 8h para as 14h, para possibilitar que mais pessoas participem, segundo a Frente de Luta pelo Transporte Público. A concentração ocorrerá na Praça do Derby, na área central da Cidade. De lá, o grupo seguirá em caminhada para local não informado à imprensa. Na noite de ontem, na página do evento no Facebook, mais de duas mil pessoas tinham confirmado presença.

Conforme Pedro Josephi, um dos integrantes da Frente, o objetivo é mobilizar a população contra qualquer tipo de reajuste, sobretudo, a proposta de 32% divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), que elevaria o anel A de R$ 2,45 para R$ 3,25. O percentual deve ser apresentado na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que antes estava agendada para hoje. "Esse adiamento para segunda-feira evidencia que o Estado não conhece as reais necessidades de aumento", criticou Josephi.
Em contrapartida, o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Papaléo, informou que a reunião foi adiada para que sejam concluídos estudos técnicos e garantiu que todos os esforços estão sendo feitos para que chegar "à tarifa menor possível". "Nosso voto será bem diferente do da Urbana, embora ela, como membro do Conselho, seja uma parte legítima para levar seu percentual. Estamos procurando ver onde o Estado pode minimizar os componentes que impactam nos custos. É preciso levar em conta que temos a menor tarifa entre as capitais e que nosso transporte é metropolitano. Um usuário vai de Araçoiaba até o Cabo (de Santo Agostinho) pagando uma só passagem", argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário