sábado, 20 de fevereiro de 2016

Morre, aos 84 anos, o escritor italiano Umberto Eco

Eco é autor, entre outras obras, de O nome da Rosa. A informação foi confirmada pela família

AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

O escritor Umberto Eco, autor do livro O nome da Rosa, morreu na noite desta sexta-feira (19/2), aos 84 anos, em sua residência. A informação foi confirmada pela família, mo entanto, ainda não foi divulgada a causa da morte dele. 

Umberto Eco escreveu vários ensaios sobre a semiótica, estética medieval, linguística e filosofia, bem como romances de sucesso. A última obra escrita por ele foi "Número Zero", lançada em 2015.  

Nascido em Alexandria, em 5 de Janeiro de 1932, Umberto Eco foi um semiólogo, filósofo e escritor prolífico. Em 1988, fundou o Departamento de Comunicação da Universidade de San Marino. Já em 2008, se tornou professor e presidente da Escola Superior de Humanidades, da Universidade de Bolonha.

Umberto era um dos 13 filhos de Giovanna e Giulio Eco. Os pais queria que ele cursasse direito, mas, em vez disso, ele entrou na Universidade de Turin para ter aulas de filosofia medieval e literatura. Eco trabalhou ainda como editor de cultura da RAI, a emissora estatal italiana, e tornou-se professor universirário da Universidade de Turin. 

Em setembro de 1962, ele se casou com Renate Ramge, uma professora de artes alemã com quem ele teve um filho e uma filha. Ele dividia o tempo entre o apartamento em Milão e um casa de férias perto de Rimini. Ele tem uma biblioteca com mais de 30 mil livros na primeira, e outra com mais de 20 mil na casa de veraneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário